O navio hidrográfico da Marinha D. Carlos I encontra-se actualmente em missão na Região Autónoma dos Açores a efectuar um cruzeiro cientifico para a realização de levantamentos hidrográficos na área do arquipélago dos Açores, contribuído assim para o incremento do conhecimento do mar dos Açores, informa a Marinha Portuguesa.
Após ter largado de Ponta Delgada no 27 de Junho, o navio efectuou levantamentos hidrográficos numa área a Sudoeste da Ilha de S. Miguel, com recurso ao sistema sondador multi-feixe de grandes fundos instalado. Neste período, o navio realizou a aquisição e processamento de dados batimétricos de uma área com aproximadamente 12 mil km2.
Evolução batimétrica
Os dados resultantes “vão permitir verificar a evolução batimétrica do fundo do mar e, através das capacidades técnicas do Instituto Hidrográfico no âmbito das suas responsabilidades como serviço hidrográfico nacional, serão actualizadas as cartas náuticas, um contributo relevante da Marinha para a segurança da navegação”, explica a Marinha em comunicado.
O NRP D. Carlos I cumpre a actual missão no mar dos Açores com um total de 35 militares embarcados.
Agricultura e Mar Actual