Início / Featured / Navio da Marinha Portuguesa realiza estudos oceanográficos entre Sines e Faro

Navio da Marinha Portuguesa realiza estudos oceanográficos entre Sines e Faro

O Navio da República Portuguesa (NRP) Almirante Gago Coutinho está a realizar a segunda fase da campanha hidro-oceanográfica multidisciplinar, em que se encontra empenhado desde 21 de Março de 2021.

Explica uma nota de imprensa da Marinha Portuguesa que esta fase da missão, teve início no dia 26 de Março, consiste na “colheita de amostras superficiais de sedimentos com o objectivo de complementar a malha de amostragem necessária para rever a cartografia sedimentar, ao largo da costa Vicentina e costa Sul do Algarve, entre Sines e Faro”.

Para a execução destes trabalhos o navio tem embarcada, para além da guarnição do navio, uma equipa técnica de 9 elementos da Divisão de Geologia Marinha do Instituto Hidrográfico.​

NRP Almirante Gago Coutinho

O NRP Almirante Gago Coutinho, da classe D. Carlos I, esteve ao serviço da Marinha dos Estados Unidos, tendo sido transferido para a Marinha Portuguesa em 30 de Setembro de 1999.

Este navio, após a chegada a Portugal, passou ao estado de desarmado a aguardar financiamento para a instalação de equipamentos e para a sua conversão em navio hidrográfico. Em Maio de 2007, após um ano e meio de fabricos, terminou o processo de conversão num navio hidrográfico.

Do equipamento científico do navio, realçam os sistemas sondadores multifeixe, que permitem a execução de levantamentos hidrográficos até aos 11 000 metros de profundidade, o perfilador acústico de correntes, possibilitando a medição de correntes até aos 700 metros de profundidade, o perfilador de sedimentos, para levantamentos sísmicos e os perfiladores de velocidade de propagação do som na água, que permite colheitas até aos 2 000 metros de profundidade.

Desde Maio de 2007, com a actual configuração, o NRP Almirante Gago Coutinho executou diversas missões de carácter científico em águas nacionais e internacionais, de destacar o apoio às operações navais, os levantamentos hidrográficos para o projecto de extensão da plataforma continental e as campanhas oceanográficas para o estudo do ambiente marinho, no âmbito de vários projectos de monitorização ambiental, como o observatório submarino do canhão da Nazaré.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.