Início / Featured / Navio da Marinha investiga e estuda o mar da Madeira

Navio da Marinha investiga e estuda o mar da Madeira

O navio hidrográfico Almirante Gago Coutinho durante a sua actual navegação, que passou pela Ilha da Madeira, efectuou levantamentos hidrográficos, realizou o lançamento de bóias derivantes no âmbito de uma cooperação com o Global Drifter Program – NOAA e ainda a colheita de diversas amostras de água superficial para análise de microplásticos no âmbito do projecto Volta ao Mundo Sagres 2020, naquela região.

Explica um comunicado da Marinha Portuguesa que o​O navio hidro-oceanográfico aproveitou também a oportunidade de passagem na Ilha de Porto Santo para a realização de levantamentos hidrográficos, que se enquadram no programa de mapeamento hidrográfico dos espaços marítimos sob soberania ou jurisdição nacional designado por SEAMAP 2030. Estes levantamentos proporcionam o conhecimento detalhado da orografia do fundo do mar Português.

Mapear o fundo dos oceanos e mares

“Estas acções permitem mapear o fundo dos oceanos e mares com alta resolução e criar bases e identificar os locais mais indicados para se mapearem recursos, ecossistemas, fenómenos e sistemas submarinos relevantes para a preservação e exploração sustentada dos Oceanos, o que permite conhecer melhor o mar português”, acrescenta o mesmo comunicado.

O NRP Almirante Gago Coutinho, que largou da Base Naval de Lisboa no dia 31 de Dezembro rumo a Cabo Verde, é comandado pelo capitão-de-fragata Francisco Calisto de Almeida e possui uma guarnição de 52 militares, onde se inclui uma equipa técnica do Instituto Hidrográfico (da Brigada Hidrográfica), dois aspirantes a oficial da Escola Naval em estágio, uma equipa médica, uma equipa do pelotão de abordagem do Corpo de Fuzileiros e uma equipa de Mergulhadores.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Sindicatos garantem aumento do subsídio de turno na ADP Fertilizantes

Partilhar              A administração da ADP Fertilizantes chegou a acordo com os trabalhadores e os seus representantes, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.