Início / Agricultura / Navigator subscreve Act4Nature Portugal e reforça compromisso com a biodiversidade

Navigator subscreve Act4Nature Portugal e reforça compromisso com a biodiversidade

A The Navigator Company acaba de reforçar o seu compromisso com a biodiversidade ao subscrever o Act4Nature Portugal, uma iniciativa lançada pelo Business Council for Sustainable Development Portugal (BCSD) que pretende sensibilizar, mobilizar e incentivar as empresas a proteger, promover e restaurar a biodiversidade.

“A empresa pauta a sua actividade por uma atitude permanente de elevada responsabilidade ambiental ao longo de toda a cadeia de valor. Por isso, conservar a biodiversidade e manter o equilíbrio dos ecossistemas são aspectos fundamentais do modelo de gestão sustentável dos seus espaços florestais e das suas unidades industriais”, refere uma nota de imprensa da Navigator.

“Reforçar o compromisso com a promoção da biodiversidade foi abraçado de forma natural e materializa-se, diariamente e desde logo, na floresta sob responsabilidade da empresa”, realça a mesma nota.

235 espécies de fauna e 740 espécies de flora

Nas florestas sob gestão da The Navigator Company estão, actualmente, identificadas 235 espécies de fauna e 740 espécies de flora, incluindo várias espécies protegidas e endémicas, número que tem vindo a aumentar, contrariando a tendência mundial em que o número de espécies protegidas está a diminuir. Estas espécies são, ainda, alvo de monitorização regular, sobretudo as que apresentam estatuto de conservação “em perigo”, assegurando assim a sua protecção.

A defesa da biodiversidade constitui um pilar estratégico de sustentabilidade ambiental da floresta que a The Navigator Company “promove, através da implementação de uma estratégia de conservação que inclui, por exemplo, a manutenção de áreas tampão para protecção de habitats valiosos e o adiar de operações de exploração e manutenção silvícola quando essas acções coincidem com o período de nidificação de algumas aves”.

A empresa realça ainda que 4.100 hectares do total de área de floresta que gere, “estão classificados como habitats protegidos pela Rede Natura 2000 e incluem montados e sobreirais, salgueirais e outros típicos da região mediterrânica”.

Navigator gere 108.269 hectares de floresta

Em Portugal, a área de floresta gerida pela Navigator integra 108.269 hectares (números relativos a 2019) e é composta por várias espécies, das quais se destacam o eucalipto com 74% (80.333 ha), o sobreiro com 3,5% (3.890 ha), o pinho e outras resinosas com 3% (3.463 ha), outras espécies arbóreas com 2% (2.116 ha) e infra-estruturas e outras ocupações com 9,5% (10.318 ha).

Do total de floresta que é gerido pela The Navigator Company, as áreas de conservação (habitats naturais e zonas classificadas) representam, aproximadamente, 11%.

Os viveiros da empresa, dos maiores da Europa, têm capacidade anual de produção de 12 milhões de plantas e produzem 160 espécies diferentes de árvores e arbustos. Grande parte destas espécies, não tendo viabilidade económica, são financiadas pela The Navigator Company com o objectivo de manter a diversidade e a continuidade.

Para além do primeiro produtor nacional de eucalipto, a empresa é um dos três primeiros produtores nacionais de pinheiro e de sobreiro.

Act4Nature Portugal

O Act4Nature Portugal surge no âmbito do Act4Nature International, movimento lançado em França, em 2018, pela associação EpE – Entreprises pour l’Environnement, parceira do BCSD Portugal através da Rede Global do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD).

Em Portugal, a iniciativa foi lançada no Dia Internacional da Diversidade Biológica, a 22 de Maio. Todas as empresas, organizações e instituições que actuem de acordo com a protecção da natureza e da biodiversidade podem e devem demonstrar o seu acordo subscrevendo os compromissos. O objectivo é chegar ao maior número de subscritores possível e ampliar os esforços para reverter a perda de biodiversidade e a degradação dos ecossistemas e dos serviços que estes prestam a nível global.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.