Início / Agricultura / Navigator recupera vegetação autóctone com espécie rara de carvalho em Monchique

Navigator recupera vegetação autóctone com espécie rara de carvalho em Monchique

A The Navigator Company levou a cabo uma acção de recuperação da vegetação autóctone na sua propriedade de Águas Alves, em Monchique, tendo plantado para o efeito 50 novos Carvalhos-de-Monchique (Quercus canariensis), uma espécie muito rara e ameaçada que conta apenas com cerca de 300 árvores no território nacional.

Inserida no âmbito da estratégia de conservação da biodiversidade da empresa, esta acção contou com o apoio do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO), no diagnóstico da vegetação encontrada baseado em requisitos ecológicos e em estudos biogeográficos sobre os carvalhais do Sudoeste do País.

Contou também com a colaboração do Jardim Botânico do Porto – Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP), que que cedeu as bolotas originárias da zona de Monchique para a reprodução de 50 novas plantas.

Conservação da vegetação autóctone

Desde 2016 que a The Navigator Company tem vindo a realizar várias acções nesta propriedade florestal, “contribuindo assim para a melhoria do estado de conservação dos habitats naturais e da vegetação autóctone. A nova plantação e sementeira de Carvalhos-de-Monchique vem contribuir para o fortalecimento e preservação da espécie, que tem no Sudoeste do País, região que acolhe uma das suas quatro populações ibéricas, reunidas as condições ecológicas favoráveis ao seu crescimento e manutenção”, refere um comunicado da empresa.

Com sementes obtidas a partir de uma das populações mais bem conservadas desta espécie, os 50 novos Carvalhos-de-Monchique permitirão aumentar o efectivo da espécie nesta zona do País, onde esta já se encontra presente, especificamente na propriedade Águas Alves da The Navigator Company.

Bolotas recolhidas para germinação

A evolução do projecto de recuperação deste futuro carvalhal será acompanhada ao longo do tempo, continuando a ser recolhidas bolotas desta espécie para germinação nos viveiros da empresa. Os exemplares produzidos poderão, no futuro, ser utilizados na operacionalização de planos de reflorestação e preservação do património genético desta espécie rara de carvalho.

A The Navigator Company tem, em Portugal continental, cerca de 110.000 hectares de floresta sob sua gestão, que se encontram certificados pelos sistemas internacionais FSC (FSC-C010852) e PEFC (PEFC/13-23-001).

“Desta forma, a empresa é capaz de contribuir directamente para a protecção de um total de 235 espécies de fauna e cerca de 740 espécies de flora existentes nas suas florestas”, acrescenta o mesmo comunicado.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

DS Smith Ibéria participa como Global Partner na Hispack 2024

Partilhar              A DS Smith Ibéria, como “empresa líder no desenvolvimento de packaging inovador e sustentável destinado …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.