Início / Agenda / Navigator promove debate sobre Capital Natural e sua importância nas comunidades locais

Navigator promove debate sobre Capital Natural e sua importância nas comunidades locais

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A The Navigator Company vai realizar amanhã, 5 de Novembro, pelo quinto ano consecutivo, mais uma Edição do Fórum de Sustentabilidade, este ano dedicada ao tema “Capital Natural, Valor para os Negócios, a Natureza e a Sociedade”. A sessão será realizada online e pode ser acompanhada aqui, a partir das 14 horas.

O Fórum de Sustentabilidade é uma iniciativa que visa promover o diálogo e a cooperação com os principais stakeholders da empresa nos temas mais relevantes relacionados com a sustentabilidade e, este ano, irá iniciar um novo ciclo, através da dinamização de um modelo regional que estabelece uma maior proximidade às comunidades locais que fazem parte da envolvente industrial e florestal da empresa.

O principal objectivo da 10ª Edição do Fórum de Sustentabilidade da The Navigator Company consiste, assim, em estimular o debate sobre a importância de promover a valorização do Capital Natural nas suas diferentes dimensões, através da conciliação entre a floresta de produção e a floresta de lazer.

Parque das Serras do Porto

Este ano, a sessão terá como enquadramento o Parque das Serras do Porto e irá abordar os benefícios sociais, ambientais e económicos de uma gestão do espaço florestal onde se integram a produção e a conservação como soluções baseadas na natureza, realçando, ao mesmo tempo, as vantagens de uma abordagem conjunta na gestão dos espaços florestais do Parque, unidas pela defesa da floresta contra os incêndios, pela conservação da biodiversidade, pela gestão florestal responsável e pela dinamização do turismo de natureza sustentável.

O programa reúne o contributo de um vasto conjunto de oradores dos quais fazem parte, entre outros, Humberto Rosa, director Capital Natural da Direcção Geral de Ambiente da Comissão Europeia, Nuno Banza, presidente do conselho directivo do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Luís Neves Silva, New Generation Plantations Lead da World Wide Fund for Nature (WWF) e Teresa Andresen, coordenadora do Plano de Gestão do Parque das Serras do Porto.

“Capital Natural e Economia na Recuperação Verde”, “A Floresta e a Gestão da Paisagem”, “Gestão do Capital Natural – Criar opções para as Empresas, o Território e a Sociedade” e “O Património Natural, Cultural e Histórico do Parque das Serras do Porto – Paisagem protegida numa área periurbana” são alguns dos temas que irão estar em destaque nesta 10ª Edição do Fórum de Sustentabilidade dinamizada pela The Navigator Company .

Fórum de Sustentabilidade

O Fórum de Sustentabilidade da The Navigator Company é uma iniciativa que visa potenciar a colaboração entre a Empresa e as várias entidades e personalidades que fazem parte da sua esfera de actuação, desde organizações da sociedade civil a Universidades, passando por clientes e fornecedores.

O Fórum é um órgão de governação da Sustentabilidade da companhia, que reúne duas vezes por ano, com uma sessão dedicada aos membros permanentes e outra alargada a vários stakeholders: as sessões alargadas têm um tema central, alvo de debate e aprofundamento, contribuindo para a formulação da política corporativa e estratégica em assuntos de responsabilidade social e ambiental, potenciando plataformas de entendimento e cooperação entre a The Navigator Company e os seus principais stakeholders. Até ao momento, já se realizaram dez sessões que contaram com cerca de 900 participantes.

A The Navigator Company “assume um papel impulsionador junto das economias locais, ao gerir mais de 108 mil hectares de floresta de Norte a Sul do país (55% próprios e os outros 45% arrendados) e ao promover a gestão e valorização dos espaços rurais. Em 2019, a empresa investiu directamente mais de 185 M€ nesta cadeia de valor, nos 18 distritos de Portugal continental, sendo que cerca de 61% deste investimento incidiu nas regiões do interior do País”, realça a companhia.

Programa

14h00 – Boas vindas
José Manuel Ribeiro – Presidente da Câmara Municipal de Valongo

14h05 – Abertura
Marco Martins – Presidente da Câmara Municipal de Gondomar
Alexandre Almeida – Presidente da Câmara Municipal de Paredes e Presidente do Conselho Executivo da Associação de Municípios Parque das Serras do Porto

14h10 – Capital Natural e Economia na “Recuperação Verde”
Humberto Rosa – Director Capital Natural da DG de Ambiente da Comissão Europeia (apresentação online)

14h20 – A Floresta e a Gestão da Paisagem
Nuno Banza – Presidente do Conselho Directivo, ICNF

14h30 – Gestão do Capital Natural – Criar Opções para as Empresas, o Território e a Sociedade
Nuno Gaspar Oliveira – Partner e co-fundador da Natural Business Intelligence (NBI)

14h40 – Gestão Responsável das Plantações – A Importância das Parcerias Multi-Stakholder na Gestão Integrada do Território
Luís Neves Silva – New Generation Plantations lead, WWF

14h50 – Gestão do Capital Natural na Navigator – O Pilar da Criação de Valor Sustentável
Nuno Rico – Responsável de Conservação da Biodiversidade, The Navigator Company
Paula Guimarães – Responsável de Sustentabilidade, The Navigator Company

15h00 – Debate

15h10 – Coffe-Break

15h20 – O Património Natural, Cultural e Histórico do Parque de Serras do Porto – Paisagem Protegida numa Área Periurbana
Teresa Andresen – Coordenadora do Plano de Gestão do Parque das Serras do Porto

15h30 – Mesa Redonda – Parque das Serras do Porto, uma Abordagem Integradora
Fernando Seara – Director do Museu do Douro – Proprietário florestal no Parque das Serras do Porto
João Melo Bandeira – Coordenador Região Norte, The Navigator Company
Raquel Viterbo – Secretária Executiva, Associação de Municípios Parque das Serras do Porto
Sandra Sarmento – Directora Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Norte, ICNF

Moderador
José Carlos Mota – Professor Auxiliar do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro

16h10 – Um Modelo de Desenvolvimento Regional
Luís Valente de Oliveira | Professor Universitário

16h20 – Celebração de Protocolo de Colaboração PSEP/Navigator

16h30 – Encerramento
António Redondo – CEO The Navigator Company e Presidente do Fórum de Sustentabilidade

Agricultura e Mar Actual

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •   
  •   
  •   
  •   
  •  

Verifique também

Cotações – Bovinos – Informação Semanal – 26 Julho a 1 Agosto 2021

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas A cotação mais frequente de novilha, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.