Início / Agricultura / Navigator mantém redução parcial de produção em Junho garantindo rendimento dos trabalhadores

Navigator mantém redução parcial de produção em Junho garantindo rendimento dos trabalhadores

A The Navigator Company, que apresentou hoje, 20 de Maio, os resultados financeiros relativos ao primeiro trimestre, vai continuar a garantir a totalidade do rendimento de todos os seus trabalhadores apesar de ter hoje decidido renovar, até ao final de Junho, a redução parcial de produção de papel UWF (papel de impressão e escrita) anunciada no mês passado, provocada por uma diminuição de encomendas, abrupta e sem precedentes, registada desde o final de Março.

“Apesar de serem visíveis os primeiros sinais de retoma da procura os mesmos são ainda ténues e não permitem retomar a produção aos níveis anteriores”, realça um comunicado da empresa.

Num contexto de redução das vendas de papel de impressão e escrita a produção integrada de pasta foi ajustada de acordo com as necessidades de laboração das máquinas de papel, sendo que a Fábrica de Pasta de Aveiro, que alimenta a fábrica de Tissue e produz a pasta para mercado, continua a operar dentro da normalidade

Por seu lado, no tissue, as Fábricas de Aveiro e de Vila Velha de Rodão funcionam igualmente sem restrições nas suas operações.

O Conselho de Administração da Navigator decidiu também propor aos accionistas que os resultados líquidos referentes a 2019, no montante de 168 milhões de euros, fossem transferidos para reservas livres.

Lay-off simplificado em Junho

A Navigator tomou também a decisão de recorrer ao regime do lay-off simplificado durante o mês de Junho, sendo o número de colaboradores afectados pelo lay-off de 1.201, dos quais apenas 97 em lay-off integral, com efeitos a partir de 1 de Junho.

De realçar que, no que diz respeito a Equivalentes a Tempo Inteiro, estarão em lay-off menos de 13% do universo total de trabalhadores da Empresa que garante a todos os colaboradores a totalidade do rendimento.

Recuperação progressiva das vendas até final do ano

A suspensão parcial da produção de papel foi realizada num contexto de abrandamento da actividade que levou a diversas paragens por parte dos produtores de papel em todos os continentes. “Graças à excelente posição na carteira de encomendas que detinha em Março, a Navigator conseguiu adiar esta opção até ao limite possível, sendo que este ajuste possibilitou um maior equilíbrio entre a oferta e procura, minimizando o risco de maior acumulação de stocks na cadeia de abastecimento”, diz o mesmo comunicado.

A procura por papel de impressão e escrita é fortemente afectada num contexto de paralisação social, nomeadamente com o fecho de escolas, comércio e escritórios e o dinamismo do mercado deste papel no futuro próximo está dependente, como a maioria dos sectores económicos, do sucesso da retoma da actividade económica que se crê acontecer progressivamente a par com os programas de desconfinamento e regresso à normalidade possível.

Deste modo, a Navigator estima que o efeito na procura global de UWF seja mais forte no segundo trimestre e com maior incidência nos mercados chave na Europa e nos Estados Unidos, antevendo-se uma recuperação progressiva até ao final do ano.

A procura por papel de escritório beneficiará particularmente da reabertura das escolas e universidades, do regresso dos trabalhadores aos escritórios e do ressurgimento do sector dos serviços. Noutro prisma, a procura por papel folio e bobinas dependerá do relançamento dos sectores de edição e publicação e do sector de promoção e publicidade (impressão comercial).

Navigator apoia Comunidades e mantém Gabinete de Crise

A Navigator está a acompanhar em permanência a evolução desta situação pública de emergência sanitária, tendo implementado, logo no final de Fevereiro, um plano de contingência que tem por base as indicações da Direcção-Geral de Saúde, tendo criado também um Gabinete responsável por gerir e acompanhar a evolução da propagação do Covid-19, com reporte directo e reuniões regulares com a Comissão Executiva do Grupo.

O plano de contingência delineado pela Navigator destina-se essencialmente a defender a saúde de todos os colaboradores e da comunidade em geral, bem como assegurar a continuidade das operações.

O Grupo lançou também diversas iniciativas de apoio às populações nos concelhos onde opera, nomeadamente co-doando equipamento de radiologia digital ao hospital da Figueira da Foz, doações recorrentes de diverso material de protecção aos hospitais de Setúbal e de Aveiro e oferta de papel de apoio ao estudo a 3600 crianças de famílias carenciadas.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.