Início / Agricultura / Navigator cria Clube de Produtores Florestais em defesa do mundo rural

Navigator cria Clube de Produtores Florestais em defesa do mundo rural

A The Navigator Company acaba de lançar o Clube de Produtores Florestais, um veículo pioneiro para reforçar a relação com todos os seus parceiros – nomeadamente, proprietários, produtores, fornecedores de madeira e prestadores de serviços – e focado no aumento da atractividade da actividade florestal e do rendimento destes agentes.

O Clube terá um “importante contributo na maximização da produtividade e da produção nacional de madeira através da proliferação de práticas de gestão sustentáveis e activas na floresta, materializando três princípios chave: mais proximidade, mais investimento e maior compromisso”, explica uma nota de imprensa da Navigator.

Na génese da criação deste Clube está “o reconhecimento por parte da Navigator do papel preponderante que a comunidade de Produtores Florestais tem para o sector e a necessidade de trabalhar a capacitação e o desenvolvimento dos vários agentes”, acrescenta a mesma nota.

Diminuição do risco de incêndio

“Esta iniciativa inovadora, com a qual a empresa reforça o seu papel na defesa do mundo rural e dos agentes da fileira, contribuirá, em simultâneo, para a diminuição do risco de incêndio – relembrar que as zonas de eucaliptal gerido apresentam uma incidência de área ardida 4,0x vezes inferior a zonas de matos e inculto e que da média do total da área ardida entre 2000-2022, 45% foi relativa a matos e pastagens, 21% a pinhal e 18% a eucaliptal (dos quais cerca de 2% respeitante a áreas geridas e quase 16% referentes a áreas não geridas) – e das emissões associadas, bem como para maior captura de carbono, mais serviços de ecossistema gerados e maior distribuição de riqueza por todo o País”, realça a Navigator.

O Clube de Produtores Florestais Navigator será a “porta de entrada para todo o universo da The Navigator Company, permitindo aos seus parceiros o acesso a uma caixa de ferramentas que maximize o potencial dos seus negócios. Além disso, este será um Clube também suportado em tecnologia e com o qual se pretende estimular a conectividade digital e modernização das cadeias de valor da floresta, distinguindo e valorizando os agentes do sector”, adianta a mesma nota.

A Navigator acredita que existe “espaço para fortalecer o sector florestal e incrementar o valor a criar e partilhar. Este é um objectivo só possível de alcançar actuando em escala e de forma colaborativa, e trabalhando na capacitação e desenvolvimento dos vários agentes, seja através da inovação dos meios mecânicos ou da atracção, valorização e retenção de recursos humanos”.

Clube de Produtores Florestais Navigator

Através do Clube de Produtores Florestais Navigator, os associados terão acesso a uma solução diferenciadora e a benefícios exclusivos:

  • Programas de co-investimento para dinamizar a floresta;
  • Fontes de conhecimento único sobre todas as práticas florestais, alavancando o RAIZ, um Centro de I&D singular no Mundo;
  • Custos de produção sustentáveis para todos os intervenientes;
  • Apoio à modernização e qualificação dos recursos humanos;
  • Benefícios exclusivos que recompensem o compromisso dos seus membros com a Navigator.

Nos últimos anos, a Navigator tem vindo a “fortalecer a sua relação de parceria com os produtores florestais, assente na partilha de conhecimento e em acções pedagógicas em torno dos valores da gestão florestal sustentável e da certificação florestal. Este Clube é mais um passo nesse caminho”.

O evento de Produtores Florestais, que decorreu este mês de Junho em Vendas Novas, foi o palco escolhido para o anúncio da criação deste veículo agregador, o qual, face à sua ambição, será desenvolvido ao longo dos próximos meses e conta desde já com fortes expectativas, nomeadamente por parte de dezenas de parceiros que estiveram presentes e formalizaram o seu interesse em fazer parte deste Clube pioneiro no sector.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Presidente da ACOS: quota de água de Alqueva fixada para a agricultura em 590 hm3 deverá ser revista

Partilhar              O presidente da ACOS – Associação de Agricultores do Sul, Rui Garrido, no seu discurso de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.