O bacalhau foi a imagem escolhida para as novas notas norueguesas de 200 coroas (aproximadamente 20 euros) que começam a circular a partir de hoje, 30 de Maio. Esta escolha evidencia a importância do bacalhau para este país nórdico que tem uma ligação histórica a Portugal.
Desde o século XV que o bacalhau faz parte da gastronomia portuguesa, tendo-se tornado um dos ingredientes mais apreciados e tradicionais nas mesas nacionais e um elo de ligação incontornável nas relações comerciais com a Noruega. Portugal é o principal cliente do bacalhau norueguês, importando cerca de um terço do total.
É a primeira vez que as notas norueguesas não vão representar uma figura, centrando-se antes num tema comum: o mar. Cada denominação da nova série de notas terá um motivo marítimo diferente. O motivo principal da nota de 200 coroas é o bacalhau.
“Durante séculos, a pesca tem sido uma fonte de receitas e uma parte importante na cultura de toda a zona costeira norueguesa”, adianta o Banco da Noruega, salientando que foi a procura de águas ricas em pesca que atraiu os primeiros colonos para esta zona, há cerca de 11.000 anos atrás.
A pesca, que tinha sido usada inicialmente para auto-consumo e no comércio regional, tornou-se uma importante indústria de exportação para os noruegueses ainda na Idade Média.
Um marco da dieta portuguesa
O bacalhau seco da Noruega contribuiu de forma decisiva para as dietas europeias, em particular para a dos portugueses, impondo-se aos poucos nos seus hábitos alimentares e tornando-se num símbolo da identidade nacional. Pelo facto de poder ser salgado e aguentar as longas travessias marítimas, o bacalhau era um produto mais acessível para a população que raramente podia comprar peixe fresco.
O bacalhau faz também parte da história norueguesa e foi crucial para a viabilidade das comunidades locais de pescadores, sendo uma das espécies de peixes mais elogiadas e presentes na literatura, na escultura, nos brasões dos municípios, e agora nas notas bancárias.
Segundo o Banco da Noruega, as novas notas de 100 e 200 coroas devem começar a circular a 30 de Maio enquanto as restantes da serie (de 50, 500 e 1000 coroas) vão ser lançadas em 2018 e 2019.
Num divertido filme recentemente divulgado para assinalar o lançamento das novas notas, o bacalhau é retratado como um bem valioso, com os pescadores a carregarem os peixes para uma carrinha de transporte de valores e estes a transformarem-se em notas já no banco.
Agricultura e Mar Actual