Início / Agricultura / MyFarm reforça apoio aos pequenos produtores hortofrutícolas com adelaide.farm

MyFarm reforça apoio aos pequenos produtores hortofrutícolas com adelaide.farm

A MyFarm, um dos vencedores do Prémio Crédito Agrícola 2014, lançou em parceria com uma empresa de consultadoria informática e agência de comunicação, a plataforma adelaide.farm. Esta ferramenta online pretende apoiar pequenos produtores hortofrutícolas no escoamento dos seus produtos a preços justos, permitindo a venda directa aos consumidores finais.

A MyFarm.com, a PDM&fc (empresa de consultoria e soluções informáticas) e a Guess What (agência de comunicação) uniram-se para lançar este novo projecto. Com a Adelaide querem “resolver dois problemas que nos afectam a todos: o abandono rural, (responsável por graves problemas ambientais, sociais e económicos) e a falta de confiança do consumidor nos produtos agrícolas que consome”, diz fonte da plataforma adelaide.farm.

Ao ligar a pequena produção rural directamente aos consumidores, “estamos a levar qualidade à mesa, a diminuir a pegada ecológica da agricultura (a pequena produção pratica uma agricultura sustentável) e a aumentar a rentabilidade dos pequenos produtores (eliminando intermediários) com preços justos quer para o consumidor, para o produtor e para o Organizador Adelaide (responsável pela logística de entregas)”, adianta a mesma fonte.

Como funciona

Mas, como funciona esta nova plataforma? Os produtores informam os utilizadores acerca da sua história, do seu modo de produção e tamanho das suas hortas. Podem propor culturas ou produtos. Nas culturas, prevêem as quantidades e as datas das colheitas.

Quanto aos consumidores, nas Hortas Virtuais escolhem o período de produção, o que querem plantar e o número de quadrados a cultivar (existe um número mínimo por tipologia de horta). Nos Cabazes Regionais, são surpreendidos semanalmente com uma proposta de 5, 8 ou 12 produtos locais, para experimentarem os melhores produtos de época, a um “pequeno preço”.

Para compras personalizadas, o consumidor poderá escolher “Produto a Granel” na Mercearia Online. Os profissionais que se queiram abastecer a pequenos agricultores, terão uma área reservada. A aplicação do Manual de Boas Práticas Adelaide indica que os produtores praticam uma agricultura responsável e sustentável, e valoriza os mesmos. Todos os produtores serão avaliados pelos consumidores.

Já os organizadores assumem o trabalho de recolha e distribuição dos produtos. Definem os locais dias e horas dos pontos de entrega.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.