Início / Featured / Museu Marítimo de Sesimbra nomeado para Museu Europeu do Ano

Museu Marítimo de Sesimbra nomeado para Museu Europeu do Ano

O Museu Marítimo de Sesimbra está nomeado para o prémio Museu Europeu do Ano, cujo vencedor será anunciado em Maio, em Cardiff, País de Gales. O Museu Marítimo de Sesimbra é o único museu português numa lista de 61 nomeados, diz fonte institucional da autarquia de Sesimbra.

O Prémio Museu Europeu do Ano, atribuído pelo Fórum Europeu dos Museus, foi criado há mais de 40 anos para reconhecer casos de excelência na museológica europeia e é, actualmente, o mais prestigiado galardão atribuído pelo Fórum.

Ligação de Sesimbra ao mar

O Museu Marítimo de Sesimbra abriu ao público em 2016, na Fortaleza de Santiago, em Sesimbra. Reúne um vasto espólio que dá a conhecer a ligação de Sesimbra ao mar, das quais se destaca um cepo de âncora com cinco mil anos associado à navegação no período romano e um conjunto de anzóis e pesos de rede situados entre 2500 e 200 a.C., as peças mais antigas deste espólio.

O seu património ligado ao mar e à pesca é fruto de um trabalho de proximidade feito com a comunidade piscatória, complementado por soluções tecnológicas, entre as quais uma viagem 3D que mostra a formação do território, um aquário virtual, onde se pode espreitar o fundo do mar de Sesimbra, e uma mesa interpretativa digital com registo de mareantes, embarcações e rotas feitas pelos homens do mar de Sesimbra.

Há três anos de portas abertas

Com três anos de funcionamento, o Museu Marítimo recebeu já uma menção honrosa e dois prémios no Prémio Museu do Ano, da Associação Portuguesa de Museologia, e foi segundo classificado no prémio IberMuseus deste ano, com o projecto Museu Fora de Portas.

O mesmo projecto recebeu também o Prémio de Mérito Social, no âmbito do Concurso Melhores Municípios Para Viver 2019. Este ano, o Museu Marítimo passou ainda a integrar a Rede das Organizações dos Museus Europeus (Network of European Museum Organizations).

61 nomeados

Entre os 61 nomeados estão o Museu de Herzegovina, na Bósnia, o Museu de Lodève, em França, o Museu Alemão de Espionagem, na Alemanha, a Casa Anne Frank, na Holanda, o Museu Histórico, na Suíça, ou o Museu de África, na Bélgica. No último ano, o prémio foi atribuído ao Rijksmuseum Boerhaave, Holanda.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Luís Simões adere ao projecto Lean&Green da GS1 Portugal para reduzir pegada carbónica

Partilhar              A Luís Simões, líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos, é …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.