Museu da Graciosa expõe património subaquático açoriano

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, por via da Direcção Regional da Cultura, através do Museu da Graciosa promove, a partir de hoje, 4 de Fevereiro, a exposição temporária “Cápsulas do Tempo, o Património Cultural Subaquático dos Açores”.

O projecto expositivo itinerário estará patente até 17 de Abril e surge no âmbito do Projecto Margullar 2, com co-financiamento Interreg-MAC e pretende dar a conhecer as histórias dos naufrágios documentalmente registados nos mares açorianos e a importância geoestratégica do arquipélago na expansão europeia do século XV, refere uma nota de imprensa do Executivo açoriano.

Um milhar de naufrágios no mar dos Açores

“Dispersos pelas águas dos mares dos Açores repousam cerca de um milhar de naufrágios que, ao constituírem-se como narrativas individualizadas de desastres marítimos, representam cápsulas do tempo de épocas que, como que numa máquina mágica, permitem o acesso a eras pretéritas que consubstanciam o relevante património subaquático insular”, adianta a mesma nota.

A exposição, composta por uma dezena de painéis, apresentam diversas peças nunca antes exibidas, relacionadas com os naufrágios descobertos nos últimos anos, nos mares dos Açores, que serviram de acesso privilegiado e único à Europa e foram território de trânsito e comércio livre, ponto de apoio às grandes navegações, através das quais se concretizou a expansão europeia.

A Direcção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.