Início / Empresas / Municípios do Alto Alentejo querem certificação de turismo sustentável para rede de percursos pedestres “Alentejo Feel Nature”

Municípios do Alto Alentejo querem certificação de turismo sustentável para rede de percursos pedestres “Alentejo Feel Nature”

A CIMAA — Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo apresentou o seu projecto “Alentejo Feel Nature”, que quer submeter à certificação Biosphere de turismo sustentável. A rede de percursos pedestres “Alentejo Feel Nature” abarca mais de 500 km e cruza os 15 municípios do Alto Alentejo. O anúncio foi feito na sessão “Certificação dos Percursos Pedestres Feel Nature e Capacitação Empresarial Associada”.

Com este processo, a CIMAA e a Entidade Regional de Turismo pretendem a definição de normas próprias, e adaptadas às características do território, para a certificação das pequenas e médias empresas (PME) do Turismo do Alto Alentejo, com especial enfoque nas empresas inseridas nos subsectores do Turismo Rural e da Animação Turística, no sentido de serem qualificadas e certificadas como infra-estruturas produtivas de Turismo de Natureza.

Passando por velhos caminhos, encostas, vales e cumes da Serra de São Mamede ou pelas margens de albufeiras do Rio Tejo ou do Rio Sever, entre carvalhos, azinheiras ou oliveiras, a rede “Alentejo Feel Nature” desenvolve-se, total ou parcialmente, em espaços classificados como Áreas Protegidas ou integrados na Rede Natura 2000.

E alia a prática desportiva, acessível a todos, ao contacto privilegiado com a natureza, tirando partido de toda a diversidade do território do Alto Alentejo, o que está estreitamente ligado às questões do ambiente e desenvolvimento sustentável, realça a CIMAA em nota de imprensa.

38 percursos pedestres de pequena rota

No total, esta rede inclui 38 percursos pedestres de pequena rota, com 401,61 km, e 3 percursos pedestres de grande rota, com 126 km, devidamente sinalizados e que podem ser percorridos nos dois sentidos, em absoluta autonomia e segurança, preferencialmente entre os meses de Setembro a Junho.

A rede de percursos pedestres “Alentejo Feel Nature” integra o projecto Alto Alentejo InMotion que pretende, através de um conjunto de acções, promover e divulgar os produtos endógenos, onde se inclui o artesanato numa lógica de integração com a inovação, sustentabilidade e criação de valor na cadeia.

A CIMAA é uma entidade que tem como missão a promoção e a defesa dos interesses comuns dos quinze municípios associados, impulsionando o seu desenvolvimento integrado e sustentado, valorizando parcerias, criando sinergias e maximizando complementaridades.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 more

Verifique também

Produtores de leite da Póvoa de Varzim em risco de falência pedem para serem pagos ao preço mínimo de 38 cêntimos/litro

Partilhar             more  Caso não exista um aumento do preço do leite a breve prazo, toda a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.