Município de Idanha-a-Nova leva marca Portugal Organic à FNA 25

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova marca presença na FNA 25 – Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo, que decorre entre 7 a 15 de Junho de 2025, no CNEMA — Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém, com foco nas biosoluções. O Município leva a marca Portugal Organic ao certame, uma marca de bioregiões de produtores nacionais em modo de produção biológica e biodinâmica.

Para o presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, em entrevista à organização do certame, a FNA “é de facto a feira do País, do sector primário, da agricultura e que demonstra o que de melhor se faz”, salientando que “Portugal tem condições de excelência em termos edafoclimáticos para produzir, de excelente qualidade, produtos para o Mundo”.

Por outro lado, adianta, “a temática biossoluções vem ao encontro de novas soluções inovadoras, empreendedoras que Portugal pode ter, e tem, para de facto de uma forma diferenciadora estar nos mercados, não só no mercado interno, como nos mercados internacionais com aquilo que são as nossas produções de qualidade”. A autarquia estará na FNA, “a partir da bioregião de Idanha e com as outras bioregiões do País, numa marca que denominamos Portugal Orgânicos. Ali vamos estar presentes, a apresentar biosoluções”, através da empresa Sementes Vivas que “demonstra bem que tudo começa a partir da semente. E de uma semente de qualidade, uma semente de polinização livre, uma semente de qualidade vai dar produções de qualidade”.

“É um exemplo de biosoluções que este ano a Feira Nacional da Agricultura vai ter, não só em mostra com os nossos produtores nacionais, os produtores em modo de produção biológico, em modo de produção biodinâmico, e não há nada como a partir deste nosso projecto do Green Valley Food Lab, em Idanha, onde temos desde muita capacitação científica, muita produção que nos distingue do melhor que se faz em Portugal e que marca também diferença nos mercados internacionais”, acrescenta Armindo Jacinto.

Sementes Vivas

A Sementes Vivas é uma empresa Ibérica especializada na produção e comercialização de sementes biológicas e biodinâmicas de polinização aberta. Conta com uma área de produção própria de 25 hectares que está cada vez mais voltada para ensaios e melhoramento de sementes, para serem entregues a produtores de sementes locais, para multiplicação. Semear, seleccionar as melhores e voltar a semear faz parte do processo de melhoramento e aperfeiçoamento das sementes.

A Sementes Vivas conduz programas de pesquisa e desenvolvimento em colaboração com universidades e outros institutos de pesquisa. Contribui, assim, para a preservação de variedades tradicionais, para a optimização das variedades destinadas ao cultivo comercial e para o desenvolvimento de novas variedades, que melhor se adaptem às alterações climáticas e promovam a biodiversidade.

A empresa faz todo o tipo de produção de sementes. Desde a produção de variedades de flores e ervas aromáticas, hortícolas, leguminosas e ainda algumas culturas de adubos verdes.

Saiba mais sobre a Sementes Vivas aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.