Município de Cinfães apoia 298 criadores de raça arouquesa com 54 mil euros

A Câmara Municipal de Cinfães, no âmbito do Programa de Incentivo Animal, vai apoiar 298 criadores de gado tradicional – raça arouquesa. No total vão ser entregues 54.350 euros que dizem respeito a 1.006 animais nascidos no concelho em 2019.

Explica fonte institucional da autarquia que os produtores de bovinos de raça arouquesa vão receber 50 euros por cada cria que nasceu e foi registada no município, com uma majoração de 100 euros por cada novilha que atingiu os 18 meses, destinada à reprodução.

O presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Armando Mourisco, justifica a medida afirmando que “é uma forma de incentivo à actividade agrícola e pecuária, de valorização económica e fixação de pessoas no território”, acrescentando que “a raça arouquesa é fundamental para o equilíbrio do ecossistema através do uso das pastagens, assim como para a atracção do turismo gastronómico”.

Programa de Incentivo Animal

O Programa de Incentivo Animal destinado ao fomento da criação de gado tradicional – raça arouquesa — aposta na produtividade mas “também na sensibilidade dos criadores para a importância do cumprimento das regras de saúde pública e saúde animal, assim como do bem-estar dos animais e das boas condições agrícolas e ambientais”, acrescenta a autarquia.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.