Município de Celorico de Basto esclarece empresários sobre programas de apoio à criação de emprego do IEFP

O Município de Celorico de Basto em parceria com o Contrato Local de Desenvolvimento Social 4ª Geração Celorico+Social promoveram, no dia 15 de Novembro, no Centro Cultural Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, uma acção de esclarecimento para empresários e entidades empregadoras, direccionada para os programas de apoio à criação de emprego do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

O esclarecimento foi promovido pelo IEFP, que incidiu em três programas em particular, o Estágio Ativar, que consiste no apoio à inserção de jovens no mercado de trabalho ou a reconversão profissional de desempregados, através de uma experiência prática em contexto de trabalho, o Incentivo Ativar que é um apoio financeiro aos empregadores que celebrem contratos de trabalho sem termo ou a termo certo com desempregados inscritos no centro de emprego e o Investe Jovem, um programa destinado a promover a criação de empresas por jovens desempregados.

“Os presentes foram elucidados para o tipo de apoio e formas de adesão”, garante a autarquia de Celorico de Basto  em nota de imprensa.

Segundo Maria José Marinho, vereadora do Município de Celorico de Basto, “estas acções de esclarecimento mostram-se fundamentais numa altura especialmente difícil para o emprego e a contratação. É importante que a informação sobre os diferentes recursos de apoio sejam devidamente difundidos para que os empregadores, potenciais empreendedores e desempregados possam gerir as dificuldades e os desafios relativos à empregabilidade com uma perspectiva mais optimista e inovadora”.

No mesmo sentido, Elisabete Coelho, Coordenadora do CLDS 4G, olha para estas acções como “incentivos e motivações para que o mercado de trabalho seja mais dinâmico, atractivo e fazedor de emprego. A nossa missão centra-se em dar, apresentar ferramentas que possam contribuir de forma positiva para o emprego, formação e qualificação na óptica de proporcionar conhecimento para levar à acção”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.