Início / Agricultura / Município de Barcelos assinala Semana do Ambiente com canoagem e mostra de produtos biológicos

Município de Barcelos assinala Semana do Ambiente com canoagem e mostra de produtos biológicos

O Município de Barcelos assinala a Semana do Ambiente promovendo um conjunto variado de actividades relacionadas com a natureza, entre 1 e 7 de Junho. Descida do Rio Cávado em canoa, acção de limpeza das margens do rio, visita às instalações da Estação de Tratamento de Água e uma Mostra de Produtos Biológicos, são algumas das actividades agendadas.

“É uma semana dedicada em exclusivo à Natureza, visando dar a conhecer, através de uma vertente lúdica, as potencialidades do património ambiental concelhio”, refere uma nota de imprensa da autarquia, alertando que todas as actividades da Semana do Ambiente carecem de inscrição obrigatória, através do e-mail gambiente@cm- barcelos.pt.

As iniciativas começam no dia 1 de Junho, entre as 9h00 e as 13h00, com a tradicional descida do Rio Cávado em canoa, desde Areias de Vilar (junto ao açude) até ao areal de Barcelinhos. O percurso tem a distância aproximada de oito quilómetros, e estima-se que o tempo de descida seja de três horas.

No dia 2 de Junho, domingo, às 9h30, com partida do Largo do Município, realiza-se o “Plogging – pelas margens do Rio Cávado”, que consiste numa acção de limpeza das margens do Rio Cávado.

No dia 3 de Junho, da parte da manhã, decorre uma visita às instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA) – Águas do Norte, em Areias de Vilar.

A Semana do Ambiente continua no dia 4 de Junho, no Auditório da Câmara Municipal, com um concerto de Filipe Pinto, que apresentará “AmbientAÇÃO, projecto pedagógico de promoção da sustentabilidade”. O espectáculo, com início às 11h00, é dirigido a alunos do 3.º ciclo.

No dia 5, às 14h30, o Jardim das Barrocas recebe o Desfile Ecológico, que resulta do projecto dirigido às escolas e consiste numa passagem de modelos de peças de vestuário realizadas pelos estabelecimentos de ensino, a partir de materiais reciclados, sob o tema preservação do ambiente.

Mostra de Produtos Biológicos a 6 de Junho

No dia 6 de Junho, é a vez da Mostra de Produtos Biológicos, das 8h30 às 15h00, na Avenida da Liberdade, numa acção de divulgação dos produtores e comerciantes locais e, ao mesmo tempo, incentivando o consumo daqueles produtos. Nesse mesmo dia, das 10h30 às 13h00, decorre um workshop de showcooking de Cozinha Sustentável, com Marta Cortez, na Avenida da Liberdade.

A programação da semana do Ambiente termina no dia 7 com um workshop de fotografia ambiental, na Casa da Criatividade, das 9h30 às 17h30. Nesse mesmo dia, com ponto de partida no Largo do Município, há ainda lugar, das 20h30 às 22h00, para uma caminhada nocturna sensorial, pela Avenida da Liberdade.

De 1 de Junho a 30 de Julho, pode ainda visitar a exposição “Património Natural de Barcelos” – Concurso de Fotografia”, no Theatro Gil Vicente e a exposição “Património Natural de Barcelos”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Carmona Rodrigues lidera Grupo de Trabalho para estratégia de gestão, armazenamento e distribuição eficiente da água

Partilhar              O Governo decidiu criar um Grupo de Trabalho para delinear a estratégia multissectorial, “Água que Une”, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.