Início / Agricultura / Mundus Vini elege Casa Velha Branco Grande Reserva 2019 melhor vinho branco do Douro

Mundus Vini elege Casa Velha Branco Grande Reserva 2019 melhor vinho branco do Douro

O ano de 2023 começou da melhor forma para a Adega de Favaios. Depois do Moscatel Colheita 1989 ter sido eleito entre os melhores 10 vinhos portugueses, numa das provas mais prestigiadas de Portugal, o TOP 10 da Essência do Vinho/Revista de Vinhos, a Adega de Favaios volta a brilhar na prova de Primavera 2023 do Concurso Internacional Mundus Vini, uma das competições de vinhos mais prestigiadas do Mundo: um vinho conquistou o prémio de melhor vinho branco do Douro e cinco vinhos foram premiados com medalhas “Grande Ouro” e “Ouro”.

“Esta é uma conquista notável, que destaca a qualidade excepcional dos vinhos produzidos pela Adega de Favaios. Ser reconhecido num concurso tão importante como o Mundus Vini é testemunho do compromisso da Adega de Favaios em produzir vinhos de elevada qualidade e daí os grandes investimentos que temos feito na vinificação e estágio dos vinhos”, sublinha Mário Monteiro, presidente da direcção da Adega de Favaios.

Para Miguel Ferreira, director de enologia da Adega, a distinção Melhor Vinho Branco do Douro obtida pelo Casa Velha Grande Reserva branco 2019 destaca, uma vez mais, o potencial do Planalto de Favaios: “O Planalto de Favaios tem condições excepcionais e de excelência para a produção de vinhos brancos”.

Além deste prémio, o Porto Monge 20 anos e o Moscatel de Favaios Colheita 1999 receberam a mais alta distinção do concurso, a medalha Grande Ouro, apenas entregue a vinhos de “qualidade superior absoluta”, conforme refere a organização. Em geral, esta medalha é atribuída a menos de 5% dos vinhos inscritos no concurso. Em 2023, apenas 11 vinhos portugueses obtiveram este galardão, realça uma nota de imprensa do produtor.

Igualmente distinguidos com medalha de Ouro foram os vinhos DOC Douro Casa Velha Tinto Reserva 2018 e Casa Velha Branco Grande Reserva 2019, ao qual foi atribuído ainda o prémio especial “Best of Show” do Douro, uma distinção para os melhores vinhos de cada categoria.

O clássico Moscatel Adega de Favaios voltou a merecer a preferência do júri, conquistando também medalha de Ouro.

Os primeiros meses do ano 2023 reforçaram ainda o reconhecimento nacional da qualidade dos moscatéis da Adega de Favaios que viu o seu Moscatel Colheita 1989 entre os melhores 10 vinhos portugueses numa das provas mais prestigiadas de Portugal, o TOP 10 da Essência do Vinho/Revista de Vinhos.

Líder nacional em moscatéis

Reconhecida pelos seus moscatéis, a Adega de Favaios é o principal produtor deste tipo de vinho fortificado na Região Demarcada do Douro (80%) e líder no mercado nacional (52%). A par do património de Moscatéis, a Adega produz vinhos DOC Douro, rosé, brancos, tintos e espumantes, estando actualmente a preparar investimentos para a ampliação das instalações, a pensar nestas gamas, nomeadamente nos brancos que beneficiam das condições mais frescas do Planalto de Favaios.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Associação Empresarial da Póvoa de Varzim celebra 131 anos de existência

Partilhar              A AEPVZ — Associação Empresarial da Póvoa de Varzim assinalou, este sábado, o seu 131º …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.