Início / Agenda / Mulheres na Agricultura. Equal Rural convida Sónia Brito a falar de frutos vermelhos em hidroponia

Mulheres na Agricultura. Equal Rural convida Sónia Brito a falar de frutos vermelhos em hidroponia

O projecto Equal Rural, dedicado às mulheres na agricultura, realiza mais um workshop online no dia 28 de Junho, com início marcado para as 18h00. A participação é gratuita. A convidada deste workshop é Sónia Brito, Engenheira Civil e sócia-gerente da SR Berry.

O Equal Rural é um projecto que integra a AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal e a InovTerra — Associação para o Desenvolvimento Local, cujo objectivo é a promoção do papel das mulheres na agricultura e enquanto empresárias agrícolas.

Para assistir ao workshop basta aceder ao link do evento e inscrever-se, aqui. Em alternativa, poderá pedir a inscrição através do e-mail inovterrasocial@gmail.com.

Sónia e a SR Berry

A SR Berry foi fundada por Sónia Brito, uma jovem licenciada em Engenharia Civil, que decidiu manter-se em Portugal, investindo na agricultura, com a visão de implementar uma nova forma de produção agrícola no Algarve, aproveitando terrenos de herança e as excepcionais condições climáticas da região para desenvolver a produção de pequenos frutos vermelhos em hidroponia destinados à exportação, revela a AJAP numa nota de agenda.

A área inicial foi de 0,72 ha com as culturas de framboesas e 0,45 ha de morangos. Em 2014 converteram toda a área para framboesas. No ano de 2015 registou-se um aumento de área de 0,23 ha, totalizando 1,4 ha.

No final de 2015, a empresa submeteu um novo projecto ao abrigo do PDR 2020, num terreno a 50 metros das actuais instalações. O terreno possui 11 ha de área total, dos quais a SR Berry vai utilizar 4,4 ha para expansão do negócio, mantendo a produção de framboesas. Para além, das framboesas irá produzir 4,5 ha em dióspiros utilizando o solo.

A SR Berry possui uma parceria com a Driscoll’s, que lhe permitiu adaptar variedades com patente Driscoll’s à referida técnica, com resultados que superaram as expectativas, realça a mesma nota.

Distribuição assegurada pela LusoMorango

A distribuição é assegurada pela organização de produtores LusoMorango, que a SR Berry integra, escoando os seus produtos para o Norte da Europa, considerado um mercado de excelência, graças à parceria com a Driscoll’s, líder de vendas de pequenos frutos a nível mundial.

O projecto foi premiado com uma menção honrosa de Melhor Jovem Agricultor de 2015 e em 2018 foi reconhecida com uma menção honrosa de empresa agrícola a nível nacional.

Contribuir para produção sustentável, baseando a sua actividade numa relação de confiança, fair-play e transparência na parceria com a Driscoll’s é um dos grandes objectivos da empresa.

Além disso, aposta no desenvolvimento de uma agricultura moderna, saudável e sustentável, com respeito pelo meio ambiente e integração na natureza, em todas as suas fases de produção e desenvolvimento, com vista a obter a máxima qualidade com o mínimo de recursos.

Equal Rural

Recorde-se que o Equal Rural é um projecto centrado nas mulheres no sector agrícola e tem como foco estudar, desenvolver e promover a sua participação e representação em todos os postos do sector, incluindo aqueles que se relacionam com lugares de liderança e de tomada de decisões, beneficiando inclusive nas mesmas condições (por exemplo, igualdade salarial).

Para que tal seja possível, delineou-se um projecto de intervenção que incide, primeiramente, sobre a identificação de práticas/medidas que possam impulsionar a sua participação e representação e que cessem com situações de discriminação e desigualdade; depois, sobre a sensibilização, reconhecimento e valorização do papel e trabalho desenvolvido pelas mulheres no sector agrícola; e por fim, sobre a capacitação das mulheres em áreas em que estas sentem dificuldades ou para as quais não estão devidamente capacitadas.

Mais informações sobre o projecto Equal Rural aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Montenegro promete resolver problema do assoreamento do Porto de Pesca da Póvoa de Varzim

Partilhar              O primeiro-ministro, Luís Montenegro, esteve presente cerimónia de encerramento das comemorações do 50º aniversário de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.