Início / Agenda / Movimento Um Activismo por Dia manifesta-se na AR por uma “Reforma Florestal Já”

Movimento Um Activismo por Dia manifesta-se na AR por uma “Reforma Florestal Já”

O Movimento Um Activismo por Dia, de génese vegan, está a organizar uma manifestação em frente à Assembleia da República, no próximo dia 1 de Julho, entre as 15 e as 20 horas, por uma “Reforma Florestal Já – Por Pedrógão por Portugal”.

Dizem os membros daquele movimento que “precisamos de florestação sustentável, de fomentar serviços ao ecossistema, de travar a monocultura de eucalipto com o seu impacto no ambiente e nos fogos”.

Segundo a organização, trata-se de uma “manifestação contra as politicas que transformam as nossas florestas em monoculturas de eucaliptos”, “de pesar, pelas vítimas dos fogos florestais, pelos bombeiros, por Portugal”.

“Queremos uma floresta sustentável – Pedrógão nunca mais”, trata-se de uma “manifestação pública para pedir uma nova política florestal e todas as medidas, com carácter de urgência, para que catástrofes como a de Pedrógão Grande não se repitam. Queremos ver implementado tudo o que se podia ter feito para a evitar”, adianta a mesma fonte, que tem estado a promover o encontro nas redes sociais e através de email.

Florestação sustentável

Aquele movimento pede uma “florestação sustentável com espécies autóctones e respeito pela biodiversidade. Pedimos o fomento dos serviços prestados ao ecossistema, a criação de serviços florestais eficazes na prevenção aos incêndios, o controlo e diminuição da monocultura de eucalipto e pinheiro bravo, ou de qualquer espécie particularmente inflamável e facilitadora da propagação do fogo florestal, a criação de todo o tipo de sistemas corta-fogo, especialmente junto a pessoas, estradas, casas e outros bens”.

Assim, o movimento pede que “sejam tomadas todas as acções, decisões políticas e, inclusivamente, criada legislação, que evite presenciarmos no futuro tragédias como esta”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.