Início / Featured / Movimento no Porto do Funchal aumenta 110% nos primeiros quatro meses de 2023

Movimento no Porto do Funchal aumenta 110% nos primeiros quatro meses de 2023

O Governo Regional da Madeira informa que o Porto do Funchal deverá somar no primeiro quadrimestre deste ano 130 escalas e um movimento de 294 mil passageiros, o que significa um acréscimo de 110%, em relação ao mesmo período de 2022.

O secretário Regional da Economia, Rui Barreto, que tutela os Portos da Madeira e que hoje, 24 de Abril, foi a bordo, do estreante World Travel, para a habitual cerimónia de boas-vindas, disse que “apesar de haver menos 9,7% de escalas, em comparação com o mesmo quadrimestre do ano passado, há que salientar o crescimento no número de passageiros, qualquer coisa como mais 154 mil passageiros que em 2022, quando o número foi de 140 009 passageiros”.

“O movimento de passageiros deste quadrimestre fica também acima, dos números apurados antes da pandemia, pois nos primeiros quatro meses de 2019 registou-se um movimento de 288.090 passageiros,” referiu o secretário Regional da Economia.

E acrescentou que “estamos muito satisfeitos com a evolução deste sector e também pelo facto, de estarmos a receber novos navios, o que significa uma clara aposta das companhias no nosso destino. Só neste mês de Abril recebemos 4 navios em primeira escala e em Maio perspectiva-se a chegada de outros dois”.

De Janeiro a Abril deste ano, houve 6 operações de embarque e desembarque de passageiros, sendo dois turnarounds totais e os restantes parciais.

Rui Barreto reafirmou que o turismo de cruzeiros “continua a ser uma aposta do Governo Regional da Madeira não só pelo que os navios de cruzeiro significam tradicionalmente para os funchalenses, mas sobretudo, pelo que representam para a economia da região. Só a nível do movimento de autocarros e outros veículos que se movimentam na Pontinha, os números do primeiro trimestre – pois ainda não temos os números de Abril – dão conta de 1.972 entradas de autocarros, 1.606 entradas de outros tipos de veículos e 2.997 entradas de táxis. Recordo que o impacto anual do turismo de cruzeiros na nossa economia está avaliado em mais de 50 milhões de euros”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Surfistas Martim Nunes e Maria Salgado vencem Projunior Aveiro

Partilhar              Martim Nunes e Maria Salgado conquistaram, este sábado, 13 de Julho, o triunfo no Projunior …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.