Início / Featured / Moura: Aldeia da Estrela eleita Aldeia dos Sonhos 2019

Moura: Aldeia da Estrela eleita Aldeia dos Sonhos 2019

A candidatura da Estrela a Aldeia dos Sonhos 2019 foi apresentada pela Câmara Municipal de Moura, e a formalização desta nomeação terá lugar no âmbito da Gala Social Inatel, a realizar no próximo dia 22 de Outubro, no Teatro da Trindade INATEL, em Lisboa.

A Estrela é uma aldeia do concelho de Moura, sub-região do Baixo Alentejo. O seu território integra-se na Freguesia da Póvoa de São Miguel, da qual dista 6 km. Antes erguida sobre uma pequena elevação (o dito monte alentejano) e envolvida por outros montes, actualmente submersos pelo Alqueva, onde a população guardava os seus animais, vê-se agora como uma península. A Estrela é uma aldeia ribeirinha, tendo ficado situada numa península rodeada pelo regolfo do Alqueva. Constituída por 50 residentes permanentes, é uma das povoações mais envelhecidas do concelho.

“A sua localização, isolamento e simplicidade conferem a este lugar um encanto especial, cheio de potencialidades turísticas. Óptimo local para praticar desportos náuticos, fazer piqueniques ou apenas desfrutar da paisagem e da tranquilidade. É um local paradisíaco, com magnificas paisagens e onde podemos respirar a calma e a tranquilidade alentejanas”, realça uma nota de imprensa da autarquia de Moura.

Aldeia dos Sonhos

A Aldeia dos Sonhos é um programa promovido e organizado pela Fundação Inatel, pelo sexto ano consecutivo, dirigido a aldeias com menos de 100 habitantes. Com esta iniciativa, pretende-se contribuir para o desenvolvimento social das comunidades isoladas e de pequenas dimensões, não apenas através da vivência de momentos de amizade, de aprendizagem e de partilha de experiências que têm sido, em muitos casos, únicas nas suas vidas; mas também porque é desejado que as aldeias façam parte dos roteiros turísticos que a Inatel organiza no âmbito da sua actividade, com a consequente dinamização da economia local e do território.

Como principal objectivo, através da execução do programa, pretende-se proporcionar aos seus beneficiários a concretização de um “sonho” em termos de actividades de cariz turístico, cultural e desportivo que estes entendam como fazendo parte de um conjunto de experiências a que não têm ou nunca tiveram acesso, face a limitações de várias ordens, como sejam, por exemplo, financeiras ou geográficas.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.