A Herdade do Mouchão, centenária adega alentejana, acaba de apresentar a nova colheita do seu vinho Mouchão, um vinho de culto para apreciadores exigentes. O Mouchão 2010 herda o nome do terroir onde é produzido, preservando, colheita após colheita, a qualidade e o perfil clássico do produtor.
Na base deste vinho (mais de 70%) está a casta nobre da casa, Alicante Bouschet, variedade de eleição para a produção de grandes vinhos e que deve a sua introdução em Portugal à família Reynolds, responsável pelo projecto da Herdade do Mouchão desde meados do séc. XIX. Uma casta que se caracteriza pela sua irreverência e atributos raros, já que não se adapta com facilidade a qualquer terroir, mas que encontrou o seu lugar cativo no Alentejo e, muito em particular, na Herdade do Mouchão.
A sua forte personalidade evidencia-se desde logo na cor intensa, típica da casta, sugerindo um vinho poderoso e com carácter.
O Mouchão 2010 é assim mesmo, um clássico que revela uma grande estrutura, onde as notas aromáticas complementam um conjunto de taninos sólidos e frescos, que asseguram longevidade, diferenciação e personalidade. A sua frescura e robustez, perfeitamente harmonizadas, surpreendem e prolongam-se num final tenso e encorpado, típicos de um Mouchão.
Não menos importante, o perfil consistente deste vinho deve-se também à utilização continuada das ancestrais técnicas de vinificação tais como a vindima manual, a pisa a pés em lagares tradicionais e prensa manual. Chega agora ao mercado mais uma colheita. O preço do Mouchão 2010é de 35,70 euros.
Agricultura e Mar Actual