Início / Agenda / Montemor-o-Novo volta a receber maior feira nacional de pecuária extensiva de 30 de Agosto a 4 de Setembro
Foto: Câmara Municipal de Montemor-o-Novo

Montemor-o-Novo volta a receber maior feira nacional de pecuária extensiva de 30 de Agosto a 4 de Setembro

A Feira da Luz/Expomor decorre em Montemor-o-Novo, Capital da Pecuária Extensiva, de 30 de Agosto a 4 de Setembro, no Parque de Exposições do concelho. Do programa fazem parte oito concursos nacionais de raças bovinas e ovinas, leilões de gado, o colóquio ‘O montado — o ecossistema a proteger’ e um dia dedicado a aproximar as crianças e os jovens do mundo rural.

A Expomor é organizada pela Apormor — Associação de Produtores do Mundo Rural da Região de Montemor-o-Novo, em parceria com o Município de Montemor-o-Novo.

A Feira da Luz/Expomor é uma montra do Mundo Rural, das suas actividades económicas e tradições e um ponto de encontro obrigatório para o sector da pecuária extensiva. Perto de um milhar de animais, entre bovinos, ovinos, caprinos, suínos e equídeos, são expostos, avaliados e leiloados, no recinto da Apormor, onde decorre a Expomor, atraindo milhares de visitantes à Capital da Pecuária Extensiva nos seis dias da feira, refere uma nota de imprensa do certame da exposição.

Tempo de grandes desafios climáticos

“Num tempo de grandes desafios climáticos e de desvalorização da economia rural, a Expomor é um local de afirmação de todos os agentes do Mundo Rural e é um grito de alerta à sociedade sobre a importância da agricultura de sequeiro, que ocupa 85% da superfície agrícola nacional, e do sistema agrossilvopastoril do montado”, afirma Joaquim Capoulas, presidente da Apormor.

Montemor-o-Novo é um dos concelhos pioneiros num programa de gestão do montado de sobro e de azinho cujos proprietários são remunerados em função dos resultados ambientais e de preservação do ecossistema que conseguem alcançar. Esta medida, única a nível europeu, foi desenhada pela Universidade de Évora para o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC ) e será debatida no colóquio da Expomor, no dia 2 de Setembro, às 10 horas.

Estratégia Alimentar

Montemor-o-Novo definiu uma Estratégia Alimentar que tem como objectivo a prática de uma agricultura agro-ecológica no concelho, incentivando à poupança de água e à preservação do solo, bem como a promoção de práticas de consumo mais sustentáveis, com produtos locais e circuitos curtos. O website do programa ‘Semear em Montemor-o-Novo uma Estratégia Alimentar’ será apresentado no dia 2 de Setembro, às 17h, na sala Montemor, na Apormor.

Para mais informações consultar o programa da Feira da Luz/Expomor aqui.

A Apormor — Associação de Produtores do Mundo Rural da Região de Montemor-o-Novo, fundada em 11 de Julho de 1990, conta com cerca de 200 associados, que detêm perto de 60.000 hectares de área de pastoreio. Representa os interesses colectivos dos produtores de pecuária extensiva, actua na preservação do ecossistema agro-silvo-pastoril do montado e promove os valores do mundo rural.

É uma importante entidade dinamizadora da economia do concelho de Montemor-o-Novo. Promove nas suas instalações, no Parque de Exposições, um Leilão de Bovinos (semanal, realizado à terça-feira) e um Leilão de Ovinos/Caprinos (na 3ª quinta-feira de cada mês), onde são transaccionados por ano cerca 32.500 bovinos e 24.500 ovinos/caprinos.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Boletins com Recomendações de Rega do Milho. Semana de 13 a 29 de Maio de 2024

Partilhar              A Anpromis — Associação dos Produtores de Milho e Sorgo de Portugal informa que estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.