Início / Agricultura / Monte do Pasto finalista no Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola

Monte do Pasto finalista no Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola

O Monte do Pasto é finalista no Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola 2022 com o projecto Ethical Meat – Sistema Integrado de Produção Sustentável de Carne.

O Ethical Meat – Sistema Integrado de Produção Sustentável de Carne é um projecto estruturante de inovação liderado pelo Grupo Monte do Pasto, congregando centros de investigação e conhecimento de universidades nacionais (Évora e Minho) e parceiros tecnológicos pioneiros.

Co-financiado pelo Compete 2020 e, com um investimento de mais de 700 mil euros, foca-se no desenvolvimento e aplicação de metodologias e processos inovadores em todas as fases da cadeia de produção de carne.

Inclui o teste de novos métodos de criação de gado bovino, assentes na gestão optimizada do bem-estar animal. Para a sua implementação, foi construído o primeiro Parque de Bem-Estar Animal da Europa, infra-estruturado com tecnologia digital e uma inovadora solução de sombreamento utilizando painéis solares (agroPV) que assegura uma dupla utilização dos solos, reforçando práticas de agropecuária sustentável.

Redução do stress no maneio

Os objectivos fundamentais são, através de uma redução eficaz do stress térmico e do stress no maneio, incrementar o bem-estar animal e obter um acréscimo de eficiência produtiva superior a 20% combinado com um aumento significativo da qualidade do produto, refere uma nota de imprensa do Grupo Monte do Pasto.

E realça que percorrendo toda a cadeia de produção de carne bovina, o Ethical Meat explora ainda novas tecnologias de conservação e embalagem “por forma a aumentar em mais de 25% o prazo de validade da nossa marca de carne True Born, reduzindo, assim, drasticamente, o desperdício alimentar e promovendo a utilização de materiais ambientalmente responsáveis”.

A inovação tecnológica, focada numa maior eficiência dos recursos produtivos e na maximização dos impactos positivos, é, uma abordagem cada vez mais valorizada pelo consumidor, o qual, mais do que produtos, procura, hoje em dia, conceitos e experiências memoráveis numa óptica individual: prazer, conveniência, saúde, mas também colectiva: origem, ética, sustentabilidade e responsabilidade social, diz a mesma nota.

O projecto Ethical Meat – Sistema Integrado de Produção Sustentável de Carne, é assim “uma resposta a estes desafios e oportunidades conciliando a responsabilidade ética e ambiental com o seu relevante contributo para satisfazer as necessidades alimentares através de uma dieta natural e equilibrada, proporcionando experiências de consumo de qualidade, e valorizando a importância social e económica de um sector com elevado potencial exportador”.

Representa também o compromisso que o Monte do Pasto assume para com o “futuro sustentável do sector agropecuário e alimentar nacional, o equilíbrio ambiental do planeta e a garantia de uma melhor qualidade de vida para as novas gerações”.

Monte do Pasto

Com mais de 35 anos de experiência no sector agropecuário, o Grupo Monte do Pasto lidera a criação de bovinos em Portugal. Situado no Baixo Alentejo, agrega uma das maiores áreas agropecuárias contínua do País, beneficiando do seu grande potencial para a actividade integrada de criação de vitelos, recria de novilhos e produção de alimentação animal em grande escala e de forma competitiva.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Suinicultores preocupados e perplexos face ao ‘desaparecimento” da Secretaria de Estado da Agricultura

Partilhar              A direcção da FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores expressa a sua “preocupação …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.