Início / Agricultura / Montalegre recebe XIV Encontro Norte da Associação do Perdigueiro Português
© Câmara de Montalegre

Montalegre recebe XIV Encontro Norte da Associação do Perdigueiro Português

O concelho de Montalegre recebeu o XIV Encontro Norte da Associação do Perdigueiro Português de 13 a 14 de Julho. Foram dois dias de “intensas actividades, com a colaboração do município de Montalegre”. A programação do evento terminou num vasto campo afecto à freguesia de Reigoso onde decorreu a denominada prova de “Santo Huberto”.

“Belos exemplares e um elogio permanente da organização ao modo como a autarquia preparou o evento”, refere uma nota de imprensa da Câmara Municipal de Montalegre.

Perdigueiro português

Cão de caça, o perdigueiro português tem origem na Península Ibérica; descende do antigo Braco Peninsular que é um ancestral comum a outros cães de parar. Evoluiu adaptando-se ao clima, terreno e tipo de caça bem como à selecção imposta por critérios sócio-culturais para a caça ao longo dos séculos, adianta a mesma nota.

E acrescenta que A raça conservou a sua morfologia bem como os critérios de utilização, que são similares aos dos nossos dias. A sua existência está documentada em Portugal pelo menos desde o século XII.

No século XIV era conhecido como “podengo de mostra” evidenciando já a sua apetência para a caça. Era criado nos canis reais e da nobreza e utilizado na caça ao falcão. No século XVI, já designado como Perdigueiro (de perdiz), era também utilizado pelo povo. A fixação das actuais características e sua difusão por parte de um grupo de criadores e caçadores tem início no princípio do século XX.

© Câmara de Montalegre

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

GNR recebe lancha de fiscalização para patrulhamento da bacia hidrográfica do Alqueva

Partilhar              O Comando Territorial de Beja da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Destacamento Territorial de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.