Início / Agricultura / Montalegre defende batidas ao javali em concertação com Espanha para diminuir prejuízos na agricultura

Montalegre defende batidas ao javali em concertação com Espanha para diminuir prejuízos na agricultura

A directora regional do Norte do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Sandra Sarmento, na sequência da reunião corrida em Junho último, regressou a Montalegre para debater assuntos relevantes para a população.

Alguns agricultores do concelho estiveram presentes e relataram evidências dos prejuízos causados pelos javalis na produção agrícola. O presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves, fez saber que pretende “soluções urgentes e sugeriu a permissão de batidas por um período mais alargado em concertação com a vizinha Espanha”. Os ataques de lobos a animais também estiveram em análise.

Na mesma reunião com o ICNF, depois de já ter sido reforçada a vigilância, a visitação no Parque Nacional da Peneda-Gerês voltou a estar em cima da mesa, no sentido de criar um plano com regras estruturantes para o local.

Reunião com Nuno Russo

Relembre-se que Orlando Alves esteve esta semana em Lisboa onde reuniu, no Ministério da Agricultura, com o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, e com a secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira.

O líder do município de Montalegre viajou na companhia de Fernando Queiroga, presidente da Câmara de Boticas, e António Montalvão Machado, secretário-geral da ADRAT (Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega).

O encontro serviu para alinhavar estratégias no âmbito da plataforma GIAHS do Barroso e da classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial. Foi também debatida a possibilidade de financiamento à luz do novo Quadro Comunitário de Apoio para o sistema agro-silvo-pastoril do Barroso, um importante método de protecção e promoção do património agrícola, sustentado pela preservação da agricultura tradicional e conservação do meio ambiente, que esteve na base da classificação deste território como Património Agrícola Mundial.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 more

Verifique também

Produtores de leite da Póvoa de Varzim em risco de falência pedem para serem pagos ao preço mínimo de 38 cêntimos/litro

Partilhar             more  Caso não exista um aumento do preço do leite a breve prazo, toda a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.