O 4º Workshop do projecto PRR GAIME: Gamification of Agrotourism Industry to Maximize Efficiency, vai decorrer no dia 18 de Junho de 2025 no Centro Interpretativo do Mundo Rural, no Parque do Juncal, em Mogadouro, com início previsto às 14 horas. A participação é gratuita.
O projecto PRR GAIME, liderado pelo Instituto de Telecomunicações, consiste na gamificação da actividade turística através da participação em actividades agrícolas e atribuição de bónus de participação de forma a promover a entreajuda entre os operadores agropecuários e turísticos.
Para dar a conhecer o projecto e a plataforma, foram já realizados 3 workshops destinados a unidades de turismo rural e explorações agrícolas, nas zonas de influência do projecto, onde se encontram instalados pilotos exemplificativos.
Objectivos do projecto:
- digitalização da agricultura (uso de tecnologias inteligentes para a optimização das actividades agrícolas e pecuárias permitindo aumento de proveitos das actividades);
- exploração do agroturismo e do desenvolvimento de uma plataforma digital que permite ter uma primeira experiência virtual daquilo que será a visita às explorações dos agricultores;
- utilização da plataforma como meio de gamificação da participação em actividades turísticas e agrícolas, oferecendo prémios de participação e expondo a oferta turística integrada aos residentes de zonas urbanas, captando o interesse e angariando clientes para o sector;
- desenvolvimento de uma plataforma de partilha de conhecimento voltada para os (potenciais) agricultores e realização de sessões de capacitação em articulação com uma escola profissional.
Inscrições gratuitas aqui.
Programa completo aqui.
Saiba mais sobre o projecto PRR GAIME aqui.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
