A Câmara Municipal de Mirandela vai promover mais uma edição do Festival de Sabores do Azeite Novo. O evento assume agora um novo conceito. Com a abertura do Museu da Oliveira e do Azeite, a dinâmica pretendida pela autarquia “é a da celebração deste produto ao longo de todo o ano”. Assim, a abertura do Festival será ainda em Novembro deste ano, dia 24, com o encerramento previsto para Novembro de 2018.
“A antecipação da apanha e da produção que tem vindo a afirmar-se nos últimos anos, obriga a que o festival acompanhe esta tendência, pois só assim será possível participar nos trabalhos do campo, nomeadamente na colheita, mas também na extracção do azeite e na labuta do lagar em plena fase de laboração”, explica fonte institucional da Câmara de Mirandela.
Celebrar o azeite e toda a fileira
Assim, explica a mesma fonte, ao longo de um ano, mensalmente, será celebrado o azeite e toda a fileira olivícola através de actividades “azeitadas”, diversificadas e que pretendem valorizar este produto de excelência – o azeite.
É também propósito deste Festival “sensibilizar, informar e educar para a riqueza patrimonial e turística que a cultura da oliveira e o azeite representam no concelho e na região transmontana”, porque “ligar o produto ao território, às paisagens olivícolas, às oliveiras centenárias, aos lagares, à gastronomia e ao artesanato é promover o território naquilo que ele tem de mais genuíno”, acrescenta a autarquia.
Agricultura e Mar Actual