Início / Agricultura / Mirandela cria faixas de gestão de combustíveis para minimizar efeitos dos incêndios rurais

Mirandela cria faixas de gestão de combustíveis para minimizar efeitos dos incêndios rurais

A Serra de Santa Comba é um dos principais elementos naturais e turístico do território do concelho de Mirandela e como tal “os seus valores devem ser defendidos e preservados”, diz fonte institucional da autarquia.

O trabalho da Equipa dos Sapadores Florestais do Município centra-se nesta área, na vigilância e detecção de incêndios rurais e no trabalho de silvicultura preventiva, com a criação de Faixas de Gestão de Combustíveis que são essenciais para minimizar os efeitos dos incêndios rurais, dificultando a possível propagação do fogo e facilitando o seu combate, realça a mesma fonte.

Defesa da floresta contra incêndios

Além da defesa da floresta contra incêndios, as Faixas de Gestão de Combustíveis têm ainda outros benefícios como é o caso da renovação das pastagens para o gado, espécies cinegéticas e apicultura, contribuindo para biodiversidade.

No segundo trimestre de 2020, diz a mesma fonte da autarquia de Mirandela, os Operacionais do Serviço Municipal de Protecção Civil e a Equipa de Sapadores Florestais efectuaram a gestão de combustíveis, totalizando, cerca de 7 hectares em áreas do concelho e aproximadamente 30 quilómetros da Rede Rodoviária de Protecção e Socorro.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Luís Simões adere ao projecto Lean&Green da GS1 Portugal para reduzir pegada carbónica

Partilhar              A Luís Simões, líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos, é …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.