Início / Agenda / Mirandela comemora Dia Mundial da Abelha e Dia Internacional da Biodiversidade

Mirandela comemora Dia Mundial da Abelha e Dia Internacional da Biodiversidade

A Câmara Municipal de Mirandela, de 20 a 25 de Maio, em parceria com a Cooperativa do Mel da Terra Quente, a Associação de Apicultores do Nordeste, a MIRCOM — – Mirandela Comercial, as Juntas de Freguesia de Mirandela e de Mascarenhas e a Escola Profissional de Agricultura de Carvalhais, promove a Semana da Biodiversidade de 2023.

Tertúlias, visitas guiadas, palestras, caminhada ambiental e uma campanha de sensibilização ambiental são alguns dos pontos deste programa, refere uma nota de imprensa da autarquia.

No Dia Mundial da Abelha, assinalado a 20 de Maio, a freguesia de Mascarenhas, no âmbito da Feira da Cereja, acolhe uma caminhada onde o destaque recai na importância do papel destes insectos, exímios polinizadores do mundo vegetal.

A 22 de Maio, data em que se assinala o Dia Internacional da Biodiversidade, o trilho da Ribeira de Carvalhais será palco de uma visita guiada, orientada pelo engenheiro agrónomo António Monteiro, onde a identificação e procura por plantas comestíveis poderão integrar a receita de pratos confeccionados por alunos dos cursos profissionais de cozinha do concelho.

Durante a parte da tarde, na Ecoteca de Mirandela, apicultores, entidades e empresários debatem “O ciclo da biodiversidade e a sustentabilidade da apicultura”.

Este ano, com o tema “A biodiversidade e apicultura nos Jardins Nómadas”, “o tradicional desfile de carros-de-mão floridos reforçam a beleza das ruas da cidade do Tua a 24 de Maio”, adianta a mesma nota.

No encerramento da Semana da Biodiversidade, no feriado municipal, dia 25 de Maio, a zona pedonal da Rua da República recebe uma campanha de sensibilização assente na importância da abelha.

“O desaparecimento de determinadas espécies da terra, com destaque para os insectos polinizadores e suas fontes de alimentação, colocam em risco os ecossistemas. Através deste conjunto de acções, a autarquia e as diversas entidades associadas pretendem alertar a comunidade local para esta problemática de escala global”, salienta a mesma nota.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.