Início / Agenda / Ministro do Mar visita startup de aquacultura de corvina criada com apoio da Smart Ocean Peniche

Ministro do Mar visita startup de aquacultura de corvina criada com apoio da Smart Ocean Peniche

A SEAentia, uma startup na área da aquacultura que está a desenvolver o seu projecto piloto na Smart Ocean – Parque de Ciência e Tecnologia do Mar de Peniche, vai receber a visita do ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, acompanhado pela directora-geral de Política do Mar, Helena Vieira, esta sexta-feira, dia 4, a partir das 14 horas.

A visita ao projecto, que conta com o apoio técnico-científico de investigadores do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do Politécnico de Leiria, decorre nas instalações da SEAentia, no Armazém de Aprestos 6 do Porto de Pesca de Peniche.

A SEAentia é uma nova empresa no panorama da aquacultura nacional e internacional que se destaca na produção sustentável de corvina (Argyrosomus regius) em sistema de recirculação em aquacultura (RAS – Recirculation Aquaculture System), refere uma nota de imprensa do Politécnico de Leiria.

A equipa desta startup combinou “o melhor conhecimento científico com os mais recentes avanços tecnológicos na área”, para implementar um projecto piloto pioneiro a nível mundial de produção de corvina em RAS, sistema este que se foca no bem-estar animal como o seu principal objectivo, sem utilizar antibióticos ou outros fármacos, não poluindo o ambiente e garantindo a biossegurança dos produtos.

Smart Ocean

Este projecto piloto está a ser desenvolvido na Smart Ocean, cujo coordenador científico é Sérgio Leandro, director da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria. Foi em Julho de 2020 que o consórcio constituído pelo Município de Peniche, Docapesca, Politécnico de Leiria e Biocant – Centro de Inovação em Biotecnologia de Cantanhede recebeu luz verde do Centro 2020 para a construção deste Parque de Ciência e Tecnologia do Mar com a aprovação de 3,5 milhões de euros, tendo a obra iniciado no primeiro trimestre de 2021, com uma duração prevista de quatro anos.

A visita do ministro do Mar à SEAentia enquadra-se no âmbito da actividade principal da empresa, alinhada com a Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030, que define a clara necessidade de valorizar os produtos de pescado originários de aquacultura e promover práticas de aquacultura sustentáveis, amigas do ambiente e que protejam os recursos marinhos.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Suínos – Informação Semanal – 8 a 14 Agosto 2022

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Na semana em análise as cotações …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.