Início / Agenda / Ministro do Mar participa na conferência “Antárctida: Presente e Futuro” em Madrid

Ministro do Mar participa na conferência “Antárctida: Presente e Futuro” em Madrid

O ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, participa na Conferência Internacional “Antárctida: Presente e Futuro”, que assinala o 30.º aniversário do Protocolo ao Tratado para a Antárctida sobre a Protecção do Meio Ambiente, a 4 de Outubro, no Museu Arqueológico Nacional, em Madrid, Espanha.

A conferência, na qual participarão cientistas e peritos de renome mundial, será aberta pelo chefe do governo de Espanha, Pedro Sánchez, e Ricardo Serrão Santos será orador no painel ministerial, entre as 15h30 e as 18h30.

A introdução a esse painel caberá à terceira vice-presidente do governo e ministra da Transição Ecológica e Desafio Demográfico de Espanha, Teresa Ribera, ao Enviado Especial para o Clima dos EUA, John Kerry, e ao Comissário Europeu para o Ambiente, Oceanos e Pescas, Virginijus Sinkevičius.

A Antárctida é responsável por 20% da redução global de CO2 na atmosfera e o seu ecossistema está a mudar rapidamente devido ao impacto das alterações climáticas e ao aumento da temperatura, mais rápido do que em qualquer outro lugar da Terra, refere uma nota de agenda do Gabinete de Ricardo Serrão Santos.

E acrescenta que o Oceano Sul, que rodeia a Antárctida, está cada vez mais sob pressões antropogénicas, tais como poluição, pesca ilegal, acidificação e espécies exóticas invasoras.

O Protocolo ao Tratado para a Antárctida sobre a Protecção do Meio Ambiente (também conhecido como Protocolo de Madrid), assinado em Madrid, a 4 de Outubro de 1991, foi um importante passo em frente para proteger o ambiente antárctico e os ecossistemas dependentes e associados, reforçando o Sistema do Tratado Antárctico, designando a Antárctida como reserva natural, dedicada à paz e à ciência.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.