Início / Lazer / Desporto / Ministro do Mar inaugura nova Marina da Póvoa Varzim

Ministro do Mar inaugura nova Marina da Póvoa Varzim

O ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, inaugurou ontem, 1 de Maio, o Pólo Norte do Núcleo de Embarcações de recreio da Póvoa Varzim, a convite do presidente da Câmara Municipal daquele concelho, Aires Pereira. A sessão contou também com a secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho. Marina Norte, assim ficou baptizada.

Esta inauguração, e o consequente compromisso assumido pelo autarca de avançar com o reordenamento da área envolvente, reveste-se de particular simbolismo para o concelho, “não só por enaltecer a classe piscatória ao dotá-la de melhores condições logísticas e de trabalho”, mas também por ser mais um passo estratégico no sentido de tornar a Póvoa de Varzim um destino turístico de renome do noroeste peninsular.

A este respeito, o presidente da Câmara Municipal da Póvoa Varzim considera que a agora concluída segunda fase de intervenção no Porto é “um passo importante em duas vertentes fundamentais para a Póvoa de Varzim: a pesca e o turismo. O Porto da Póvoa de Varzim pode ser uma excelente alternativa ao Porto de Leixões, com maior capacidade e aparcamento e condições ímpares para a pesca, e pode também afirmar-se como um ponto de encontro de excelência pela aposta na náutica de recreio e numa maior oferta de actividades marítimo-turísticas”.

Sector do mar mais competitivo e mais eficiente

Na cerimónia, Ricardo Serrão Santos lembrou que nos “últimos cinco anos, os investimentos realizados através da Direcção-Geral de Recurso Naturais, Segurança e Serviços Marítimos nos portos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, ascendem a 4,3 milhões de euros e 2,1 milhões de euros respectivamente, aos quais se somam 900 mil euros de investimento da Docapesca no porto da Póvoa de Varzim”.

Lembrou ainda que “o compromisso deste Governo é de continuar a trabalhar para que o sector do mar se torne cada vez mais moderno, mais competitivo e mais eficiente”.

Já Aires Pereira recordou que ao longo dos últimos anos, a Câmara Municipal já investiu na área portuária mais de 11 milhões de euros, revelando que “a oportunidade de aplicar, agora, mais 4 milhões de euros na Marina Norte conduziu à construção de dois novos cais, inteiramente patrocinados pela autarquia e que permitiram criar condições de estacionamento para as pequenas embarcações pesqueiras”.

O presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim aproveitou a presença dos membros do Governo para relembrar a necessidade de destinar financiamento, nacional e europeu, para resolver definitivamente o problema do assoreamento da barra.

1,2 milhões para dragagens no Porto da Póvoa de Varzim

Aires Pereira alertou que “urge avançar com a terceira fase de intervenção no Porto e, para isso, impõe-se uma limpeza e dragagem que reponham as cotas de projecto para permitir uma melhor circulação a quem opera profissionalmente. Esta é uma questão que necessita de urgente resolução para dar condições de segurança e acessibilidade ao Porto, bem como para garantir o asseio do seu interior”.

Ricardo Serrão Santos explicou que “o Governo aprovou, em Conselho de Ministros, uma despesa de 5,1 milhões de euros para a realização das dragagens no Norte, dos quais 1,2 milhões de euros se destina ao Porto da Póvoa de Varzim”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.