Início / Apoios e Oportunidades / Apoios Comunitários / Ministro do Mar: “este é o momento para fortalecer a cultura de colaboração entre empresas da economia azul”

Ministro do Mar: “este é o momento para fortalecer a cultura de colaboração entre empresas da economia azul”

O ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, visitou o CEiiA – Centro para Excelência e Inovação para a Indústria Automóvel, em Matosinhos acompanhado pela Directora-geral de Política do Mar, Helena Vieira, no âmbito do Roteiro do Empreendedorismo e Economia Azul, um ciclo de visitas dedicado a empresas portuguesas inovadoras na área da economia do mar.

Durante a visita, o ministro salientou “as oportunidades que se abrem com a visão espelhada pela nova Estratégia Nacional para o Mar, em fase final de aprovação, e pela componente Mar do Plano de Recuperação e Resiliência agora entregue em Bruxelas”.

“Este é também o momento para fortalecer a cultura de colaboração entre empresas da economia azul de Portugal, de que CEiiA é um excelente exemplo”, acrescentou.

Vamos conservar o que é nosso

Da parte da tarde, Ricardo Serrão Santos, acompanhado pela secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, assistiu no CIIMAR, Matosinhos, à apresentação dos resultados da campanha “Vamos conservar o que é nosso”, promovida pela ANICP – Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe, com o propósito de sensibilizar para o consumo de produtos da pesca e da aquacultura sustentáveis, apresentando as conservas enquanto exemplo distintivo de tradição, da identidade nacional, da excelência da indústria e superioridade do peixe. Este projecto contou com financiado a 100% pelo Mar 2020, num montante de 681.491 euros.

Apoio Mar 2020

A esse propósito Ricardo Serrão Santos referiu que “o Programa Operacional Mar 2020 aprovou 25 projectos que dizem respeito a investimentos realizados por empresas da indústria conserveira, com um investimento que ascende a 38 milhões de euros, com uma previsão de criação de 195 postos de trabalho (185 no continente e 10 na Região autónoma dos Açores)”.

O ministro do Mar afirmou ainda que “as fábricas de conservas de pescado actualmente existentes em Portugal são unidades modernas ou que foram beneficiadas, dispondo de tecnologia de fabrico avançada e de meios adequados para o controlo da qualidade da produção”.

Linha de crédito

No final desta cerimónia, o ministro do Mar anunciou a publicação hoje, 23 de Abril, em Diário da República, da portaria que estabelece as condições de acesso à linha de crédito com juros bonificados, o montante global de crédito e o limite individual de auxílio a conceder, bem como a formalização e condições financeiras dos empréstimos, dirigida aos operadores do sector da pesca.

Esta portaria, da responsabilidade do Ministério das Finanças e do Ministério do Mar, permitirá às empresas do sector das pescas, as organizações de produtores, as associações de pescadores e a indústria de transformação fazer face às dificuldades de tesouraria resultantes da conjuntura económica provocada pela pandemia num valor até aos 20 milhões de euros.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

CAP esclarece Programa Emparcelar para Ordenar em sessão gratuita

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, tendo em vista a apresentação e o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.