Início / Lazer / Desporto / Ministro do Mar encerra sessão sobre 10 anos da Reserva Mundial de Surf na Ericeira

Ministro do Mar encerra sessão sobre 10 anos da Reserva Mundial de Surf na Ericeira

O ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, intervirá no encerramento da sessão onde será apresentado o estudo de impacto da criação, há uma década, da Reserva Mundial de Surf na Ericeira. O evento, organizado pelo Ericeira Surf Clube, decorre das 14 às 18 horas de 24 de Fevereiro, na Biblioteca Municipal da Ericeira – Auditório da Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva.

O estudo de impacto desta que é a única reserva mundial de surf em espaço europeu (consagrada em 2011), no processo de desenvolvimento sustentável da região, teve a orientação da Juanma Murua explica uma nota de agenda do Gabinete do Ministro do Mar.

O investigador apresentará as principais conclusões do trabalho que foi realizado, também, com a participação da Universidade da Beira Interior e da Universidade de Lleida de Barcelona.

A sessão encerra um ciclo de seis conferências internacionais que assinalaram o décimo aniversário da reserva (Ericeira WSR+10) e que contou com mais de 70 intervenções de especialistas, académicos, consultores, agentes desportivos, educadores, formadores e autarcas nacionais e internacionais.

Ericeira WSR+10

O Ericeira WSR+10 tem como objectivo geral promover a saúde através da prática de desportos sustentáveis nas comunidades, por via da sensibilização para a importância dos desportos ao ar livre no âmbito de uma comunidade ambientalmente sustentável.

O apoio financeiro da Comissão Europeia (que é o financiador principal do projecto, com 80% do valor total) é complementado pelo apoio do Município de Mafra, parceiro responsável por uma contribuição de 20% das verbas.

A Reserva Mundial de Surf da Ericeira é a única existente no continente europeu, integrando uma rede global sob a tutela da Save the Waves Coalition, associação internacional que criou o programa das World Surfing Reserves com o objectivo de preservar e promover regiões costeiras com ondas de qualidade ímpar – na Ericeira trata-se duma faixa costeira de quatro quilómetros que inclui sete ondas de características únicas (Pedra Branca, Reef, Ribeira d’Ilhas, Cave, Crazy Left, Coxos e São Lourenço), as respectivas paisagens e ecossistemas.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Furto de alfarroba não pára. GNR apreende mais 434 quilos em Silves

Partilhar              A Guarda Nacional Republicana (GNR) informa que o Comando Territorial de Faro, através do Posto …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.