Início / Featured / Ministro do Mar debate respostas às crises climáticas e económicas em visita ao Norte

Ministro do Mar debate respostas às crises climáticas e económicas em visita ao Norte

O ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, deslocou-se ao Norte do País onde contactou com agentes do sector económico, cientistas e actores culturais. O objectivo foi discutir as respostas às crises climáticas e económicas, refere o Governo.

Na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, realizou a intervenção de abertura no seminário “O Oceano e o Clima”, assinalando que esta instituição do interior do País também tem tido um notável envolvimento nos assuntos do mar.

“É revelador estarmos a fazer esta sessão no município de Vila Real que, no panorama nacional, pode ser considerado um concelho do interior, certamente um concelho não costeiro. Mas também aqui o Oceano demonstra a sua influência, nomeadamente pela acção que exerce sobre o clima, com as suas correntes ou como grande sumidouro de carbono e de calor”, afirmou o ministro Ricardo Serrão Santos na sessão, que visa ser um contributo nacional para a Década das Ciências do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável 2021-2030.

Conferência dos Oceanos das Nações Unidas

Neste evento organizado pelo Comité Português para Comissão Intergovernamental da UNESCO e colaboração com a UTAD, o ministro do Mar apelou à participação na Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, que se realizará em Lisboa de 27 de Junho a 1 de Julho, salientando a importância do Objectivo 14 da Agenda 2030 da ONU, relacionado com a saúde dos Oceanos, para o Desenvolvimento Sustentável em geral.

Nesta deslocação ao norte do País, o ministro visitou ainda duas unidades conserveiras – Ramirez e Pinhais -, em Matosinhos, tendo destacado a recente publicação de uma portaria que permite a adaptação dos projectos de investimentos em curso do Programa Operacional Mar 2020 que possam sofrer consequências económicas da guerra na Ucrânia. A visita foi acompanhada pela presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e pela Gestora do Programa Mar 2020, Dina Ferreira.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

ADVID promove workshop sobre racionalização da vinha de encosta. Participação gratuita

Partilhar              A ADVID — Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense/CoLAB Vines&Wines promove o workshop “Racionalização …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.