Início / Agenda / Ministro da Agricultura da Ucrânia participa no Conselho Europeu de Agricultura

Ministro da Agricultura da Ucrânia participa no Conselho Europeu de Agricultura

Os ministros da Agricultura da União Europeia (UE) vão reunir-se em Bruxelas amanhã, 26 de Setembro, para debater a situação da produção agrícola e da logística na Ucrânia e as rotas de transporte para a UE. Neste debate participará também Mykola Solsky, ministro da Política Agrária e da Alimentação da Ucrânia.

Além disso, nesta reunião do Agrifish – Conselho Europeu de Agricultura e Pescas os ministros trocarão pontos de vista sobre as possibilidades de pesca para o próximo ano, nomeadamente sobre as unidades populacionais partilhadas com o Reino Unido e as consultas anuais UE-Noruega para 2023.

“A invasão injustificada da Ucrânia pela Rússia está a agravar a crise alimentar mundial. Os países da UE estão a coordenar as suas acções para ajudar as pessoas a enfrentar o aumento acentuado dos preços e prestar auxílio aos mais carenciados a nível mundial”, refere uma nota de imprensa do Conselho Europeu.

Uma das principais prioridades dos países da UE no combate à crescente insegurança alimentar é ajudar a Ucrânia a exportar a sua produção agroalimentar, que “ficou gravemente comprometida com a invasão russa”.

A Ucrânia é um dos principais produtores e exportadores de produtos alimentares de base, como o trigo e o milho. Entre 2016 e 2021, cerca de 90 % das suas exportações de trigo tiveram como destino a África e a Ásia, contribuindo para a segurança alimentar em algumas das regiões mais desfavorecidas do Mundo.

Com o bloqueio dos portos da Ucrânia pela Rússia desde o início da guerra, cerca de 20 milhões de toneladas de cereais ficaram retidas em silos de armazenamento nas margens do Mar Negro.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

CAP promove debate sobre Planos de Gestão de Região Hidrográfica 2022-2027

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal promove no auditório da sua sede, em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.