Início / Featured / Ministras do Mar e da Cultura inauguram Centro de Documentação dos Portos de Lisboa e de Setúbal e Sesimbra

Ministras do Mar e da Cultura inauguram Centro de Documentação dos Portos de Lisboa e de Setúbal e Sesimbra

O Centro de Documentação dos Portos de Lisboa e de Setúbal e Sesimbra tem a partir de hoje, 25 de Junho, residência no Barreiro, no Parque Empresarial Baía do Tejo, no Barreiro.

As instalações foram hoje inauguradas oficialmente, em cerimónia presidida pela ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e que contou com a presença da ministra da Cultura, Graça Fonseca.

Ana Paula Vitorino recordou que “a área onde, a partir de hoje, abre as portas o Centro de Documentação dos Portos de Lisboa, de Setúbal e de Sesimbra conta já com o Museu Industrial da Baía do Tejo, o Espaço Memória (que inclui o arquivo histórico da CM do Barreiro), o Arquivo e Biblioteca Ephemera de José Pacheco Pereira, o Arquivo da Fundação Amélia de Mello (Arquivo da CUF) e o estúdio do artista VHILS, passando o Barreiro a ser uma referência e a ter uma marca da Cidade dos Arquivos”.

Atractividade acrescida

Acrescentou Ana Paula Vitorino ser sua “convicção que tal permitirá ganhar uma atractividade acrescida e acelerar a renovação urbana e o desenvolvimento social deste território. Preservar e valorizar a história de Portugal na sua relação com o Mar, que nos confere o carácter universalista e reforça a nossa identidade e o posicionamento de Portugal na vanguarda da investigação e da literacia marítima”.

O evento contou ainda com a presença de Lídia Sequeira, presidente dos Portos de Lisboa e de Setúbal e Sesimbra e do presidente da Câmara do Barreiro, Frederico Costa Rosa. Com esta iniciativa, a APL e a APSS centralizam os arquivos intermédio e histórico dos três portos num único espaço, no Barreiro.

Acervo documental aberto ao público

O objectivo desta centralização é permitir que o acervo documental dos três portos sirva não apenas as respectivas administrações portuárias, mas também o público em geral e a comunidade científica.

O Centro de Documentação dos Portos de Lisboa e de Setúbal e Sesimbra terá a responsabilidade de custódia e disponibilização da documentação produzida no âmbito da actividade das autoridades portuárias.

Promovendo também a divulgação e promoção da história e da importância destes portos e da actividade portuária para o desenvolvimento da Área Metropolitana de Lisboa, possibilitando, assim, a conservação da memória destas instituições.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.