Início / Featured / Ministra do Mar nomeia administração para os Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra

Ministra do Mar nomeia administração para os Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, nomeou, por despacho conjunto com o ministro das Finanças, Mário Centeno, os conselhos de administração para os Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra para o triénio 2016/2018. Lídia Sequeira preside em simultâneo aos dois conselhos de administração, tendo como vogais José Emílio Castel-Branco, Ricardo Medeiros dos Santos, Ricardo Jorge Roque e Carlos Alberto Maio Correia.

Nos despachos de nomeação são delineados os objectivos e as competências das Administrações de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, à luz do quadro estratégico do Programa do Governo.

A proximidade e complementaridade territorial dos portos de Lisboa, Sesimbra e Setúbal e a sua essencial coordenação estratégica ganharam corpo no Decreto-lei nº 15/2016 de 9 de Março, diz o Executivo.

O Governo, através da ministra da tutela, pretende “imprimir uma maior dinâmica e eficácia às duas administrações portuárias, traduzindo esse objectivo na nomeação de duas administrações portuárias que coincidem nos nomes, na missão e na vontade de a concretizar”.

Currículos

Maria Lídia Ferreira Sequeira, licenciada em Economia pelo ISEG e nova presidente do Conselho de Administração dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, foi Presidente do Conselho de Administração do Porto de Sines entre 2005 e 2013. Com um “percurso longo e consistente de gestão e direcção de topo, nomeadamente no sector portuário”, Lídia Sequeira passou pela DG de Transportes Terrestres, foi coordenadora do grupo de trabalho para a revisão do Sistema Fiscal no sector dos transportes, Subdirectora-Geral de Transportes Terrestres, Gestora de fundos de coesão e Gestora da Intervenção Operacional dos Transportes.

José Emílio Castel-Branco, licenciado em Economia pelo ISEG, tem um “percurso sólido na área das finanças públicas e empresariais”, em que se destaca como gestor de topo e Director-Geral do Tesouro. Na sua carreira profissional “salienta-se ainda o trabalho inovador desenvolvido como Administrador da empresa Estradas de Portugal”.

Ricardo Medeiros dos Santos, licenciado em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa, foi Director do Departamento de Administração Geral e Patrimonial da Câmara Municipal do Barreiro e desempenhou funções no Gabinete de Apoio à Presidência da mesma Câmara. “O seu conhecimento na ligação aos territórios, a experiência na gestão autárquica e no Conselho Metropolitano da AML, é uma mais-valia”.

Ricardo Jorge Roque, licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, foi vogal do Conselho de Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra entre 2005 e 2013. Com um “perfil sustentado pela experiência em cargos de direcção de topo, e no seu conhecimento nos referidos portos num período marcado pelo crescimento dos mesmos. É ainda de sublinhar a sua experiência nas áreas de contratação, compras e logística como um valor adicional ao projecto”.

Carlos Alberto do Maio Correia, é licenciado em Engenharia Civil, ramo de Planeamento Territorial e de Transportes, pelo Instituto Superior Técnico. A longa experiência profissional como gestor público e responsável pelo planeamento de sistemas de transportes, bem como a sua passagem pelo regulador sectorial e pela Autoridade Metropolitana de Transportes, para além do seu conhecimento de consultoria e engenharia de transportes, “conferem-lhe capacidades para poder actuar em empresas do sector portuário ao nível do seu órgão máximo de decisão”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Empresa belga procura fabricante especializado em mobiliário feito com madeira maciça

Partilhar              Uma empresa belga de design de interiores procura um fabricante especializado em mobiliário feito com …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.