Início / Featured / Ministra do Mar nomeia administração para os Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra

Ministra do Mar nomeia administração para os Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, nomeou, por despacho conjunto com o ministro das Finanças, Mário Centeno, os conselhos de administração para os Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra para o triénio 2016/2018. Lídia Sequeira preside em simultâneo aos dois conselhos de administração, tendo como vogais José Emílio Castel-Branco, Ricardo Medeiros dos Santos, Ricardo Jorge Roque e Carlos Alberto Maio Correia.

Nos despachos de nomeação são delineados os objectivos e as competências das Administrações de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, à luz do quadro estratégico do Programa do Governo.

A proximidade e complementaridade territorial dos portos de Lisboa, Sesimbra e Setúbal e a sua essencial coordenação estratégica ganharam corpo no Decreto-lei nº 15/2016 de 9 de Março, diz o Executivo.

O Governo, através da ministra da tutela, pretende “imprimir uma maior dinâmica e eficácia às duas administrações portuárias, traduzindo esse objectivo na nomeação de duas administrações portuárias que coincidem nos nomes, na missão e na vontade de a concretizar”.

Currículos

Maria Lídia Ferreira Sequeira, licenciada em Economia pelo ISEG e nova presidente do Conselho de Administração dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, foi Presidente do Conselho de Administração do Porto de Sines entre 2005 e 2013. Com um “percurso longo e consistente de gestão e direcção de topo, nomeadamente no sector portuário”, Lídia Sequeira passou pela DG de Transportes Terrestres, foi coordenadora do grupo de trabalho para a revisão do Sistema Fiscal no sector dos transportes, Subdirectora-Geral de Transportes Terrestres, Gestora de fundos de coesão e Gestora da Intervenção Operacional dos Transportes.

José Emílio Castel-Branco, licenciado em Economia pelo ISEG, tem um “percurso sólido na área das finanças públicas e empresariais”, em que se destaca como gestor de topo e Director-Geral do Tesouro. Na sua carreira profissional “salienta-se ainda o trabalho inovador desenvolvido como Administrador da empresa Estradas de Portugal”.

Ricardo Medeiros dos Santos, licenciado em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa, foi Director do Departamento de Administração Geral e Patrimonial da Câmara Municipal do Barreiro e desempenhou funções no Gabinete de Apoio à Presidência da mesma Câmara. “O seu conhecimento na ligação aos territórios, a experiência na gestão autárquica e no Conselho Metropolitano da AML, é uma mais-valia”.

Ricardo Jorge Roque, licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, foi vogal do Conselho de Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra entre 2005 e 2013. Com um “perfil sustentado pela experiência em cargos de direcção de topo, e no seu conhecimento nos referidos portos num período marcado pelo crescimento dos mesmos. É ainda de sublinhar a sua experiência nas áreas de contratação, compras e logística como um valor adicional ao projecto”.

Carlos Alberto do Maio Correia, é licenciado em Engenharia Civil, ramo de Planeamento Territorial e de Transportes, pelo Instituto Superior Técnico. A longa experiência profissional como gestor público e responsável pelo planeamento de sistemas de transportes, bem como a sua passagem pelo regulador sectorial e pela Autoridade Metropolitana de Transportes, para além do seu conhecimento de consultoria e engenharia de transportes, “conferem-lhe capacidades para poder actuar em empresas do sector portuário ao nível do seu órgão máximo de decisão”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.