Início / Agenda / Ministra do Mar apresenta estratégia para aumento da competitividade do Porto de Viana do Castelo
Antiga Doca Seca Eng. Duarte Pacheco. Porto de Viana do Castelo, Portugal.

Ministra do Mar apresenta estratégia para aumento da competitividade do Porto de Viana do Castelo

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, apresenta no próximo dia 24 de Janeiro, a Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária para o Porto de Viana do Castelo, acompanhada dos secretários de Estado das Pescas, José Apolinário, da Indústria, João Vasconcelos, e Energia, Jorge Seguro Sanches. A apresentação terá lugar na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo pelas 11 horas.

A sessão, que contará com a presença do presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, inclui a assinatura do memorando de entendimento entre a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) e a West Sea, sub-concessionária dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) relativo ao investimento para a realização de obras de dragagem de aprofundamento do canal de navegação.

Será ainda assinado o contrato de concessão entre a APDL e a Metalorep – Construção e Reparação em Metalomecânica para a exploração da doca seca “Eng.º Duarte Pacheco”, destinado ao exercício da actividade de manutenção e reparação naval, reconversão e construção de embarcações comerciais, turismo, recreio, comercialização de equipamentos navais e outras.

Os bens compreendidos no estabelecimento da concessão, a qual tem um prazo de vigência de 30 anos, são a doca seca, um pequeno troço do cais acostável da ex-doca comercial, o edifício de apoio e os terraplenos adjacentes à doca seca num total de cerca de 13.000 m2.

Caberá ao Concessionário realizar um conjunto de investimentos necessários à operacionalidade da doca seca, designadamente, a reabilitação da doca seca “Eng.º Duarte Pacheco”, que inclui o sistema de esgoto, a porta de fecho, a impermeabilização e as redes de fluidos e iluminação; a reabilitação do edifício de apoio, que inclui o sistema de bombagem, a beneficiação da estrutura, a substituição da cobertura e outros trabalhos de requalificação; a execução dos ramais de água e energia eléctrica; equipamentos no domínio da segurança, resíduos e sistema contra incêndios; e arranjos exteriores.

Após a apresentação da “Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária” do porto de mar de Viana do Castelo, pela ministra do Mar, Ana Paula Vitorino será promovido um debate sobre o futuro daquela infra-estrutura.

Investimentos da Polis Litoral Norte

No mesmo dia, pelas 15h30 no Auditório da Igreja de Santa Clara, em Caminha, Ana Paula Vitorino preside à apresentação dos investimentos da Sociedade Polis Litoral Norte, em parceria com a Docapesca e os municípios de Viana do Castelo, Caminha e Esposende, na área dos portos e equipamentos de apoio à pesca, financiados pelo Programa Operacional MAR 2020, acompanhada do secretário de Estado das Pescas, José Apolinário.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

COTHN realiza acção de capacitação gratuita sobre Agricultura de Conservação

Partilhar              O COTHN  — Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional, no âmbito do projecto Call4Earth, realiza mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.