Início / Agricultura / Ministra da Agricultura visita Portalegre e reúne-se com beneficiários do Perímetro de Rega do Pisão
Ponte de Vila Formosa, Ribeira de Seda, Alter do Chão

Ministra da Agricultura visita Portalegre e reúne-se com beneficiários do Perímetro de Rega do Pisão

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, estará, este sábado, dia 18 de Dezembro, no distrito de Portalegre. Durante a manhã, a governante irá visitar duas queijarias no concelho de Nisa. À tarde, pelas 15 horas, irá reunir com os beneficiários do Perímetro de Rega do Pisão, no Crato, partindo depois para Campo Maior, em visita à empresa Qampo, do Grupo Nabeiro.

Relembre-se que a CIMAA — Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, designada como entidade globalmente responsável pela execução do projecto do Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato recebeu já a primeira tranche do financiamento, de 15,6 milhões de euros, correspondentes a 13% do valor de financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para fazer frente aos custos associados aos trabalhos prévios necessários nesta fase.

Maria do Céu Antunes visitará amanhã, às 11 horas, as instalações dos Queijos Fortunato, em Tolosa. Ao meio-dia estará na Lacticínios Leitão, também em Tolosa. E pelas 16 horas, já depois da reunião com os Beneficiários do Perímetro de Rega do Pisão, vista a exploração agrícola Couto do Saramago/Herdade da Rocha, no Crato, terminando a sua agenda na Qampo, empresa do Grupo Nabeiro em Campo Maior.

Barragem do Pisão

A Barragem do Pisão é uma aspiração e reivindicação histórica das populações do Alto Alentejo, com mais de meio século. Segundo o cronograma submetido à Comissão Europeia, as obras estarão terminadas em 2025 e tanto os projectos como os estudos detalhados devem estar concluídos até ao final deste ano.

A Barragem do Pisão tem tem como principais objectivos garantir a disponibilidade de água para consumo urbano numa região com carências hídricas, reconfigurar a actividade agrícola e criar oportunidades para novas actividades económicas, nomeadamente ao nível da agricultura, turismo e energia, com a construção de uma central fotovoltaica de 150 megawatts flutuante.

A assinatura do contrato de financiamento entre a Estrutura de Missão “Recuperar Portugal”, entidade responsável pela coordenação técnica e pela coordenação de gestão da execução do PRR, e a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, teve lugar a 30 de Julho, no Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa, no Crato. E foi presidida pelo primeiro-ministro, António Costa, contando também com a presença e intervenções da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, do presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, Hugo Pereira Hilário, e do presidente da Câmara Municipal do Crato, Joaquim Diogo.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Programa Mar 2030 aprovado pela Comissão Europeia. Há 540 M€ de apoio

Partilhar              O Ministério da Agricultura e da Alimentação informa que, na sequência da adopção do Acordo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.