Início / Agricultura / Ministra da Agricultura: Portugal tem estratégia para mais que duplicar produção de cereais

Ministra da Agricultura: Portugal tem estratégia para mais que duplicar produção de cereais

A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, garante que Portugal tem uma estratégia para mais que duplicar a produção nacional de cereais que os portugueses consomem, para perto dos 40%. E assegura que o País não se debaterá com problemas de abastecimento ou escassez.

Maria do Céu Antunes, que falava durante a inauguração, dia 4 de Junho, do Mercado Municipal de Leiria, explicou que “Portugal produz actualmente 18% dos cereais que consome. Há uma estratégia para aumentar até 38%”, apesar de realçar que o País “não tem condições naturais, de solo e de clima, para poder ser competitivo com outras geografias, nomeadamente até ao nível da Europa”, contudo, que o objectivo passa por “aumentar a autonomia estratégica”.

De acordo com a ministra, este plano estratégico será possível de concretizar “através de um conjunto de investimentos”, visando “estimular os agricultores a fazer, seja do ponto de vista da inovação, do desenvolvimento tecnológico, para melhorar a qualidade dos solos, que são pobres, seja para a disponibilização de água”, para haver “cereais regados”.

Mercado Municipal de Leiria

Na inauguração do Mercado Municipal de Leiria, Maria do Céu Antunes referiu que “as obras de requalificação deste mercado de Leiria, são bem reveladoras da importância que devem merecer os profissionais do sector agroalimentar”.

E sublinhou que “com condições renovadas, é possível valorizar as nossas frutas e legumes, o nosso pescado, as nossas carnes e enchidos, os lacticínios e todos os bens alimentares, de qualidade reconhecida a nível mundial, que são produzidas no nosso País”.

A governante destacou ainda que “é esta a melhor abordagem para proporcionar uma melhor experiência de compra para os consumidores e assim contribuir para estimular o comércio e os produtores locais”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.