Início / Agricultura / Ministra da Agricultura nos 70 anos da Cooperativa Agro Rural de Boticas: “tem sido um catalisador para uma sociedade mais justa”

Ministra da Agricultura nos 70 anos da Cooperativa Agro Rural de Boticas: “tem sido um catalisador para uma sociedade mais justa”

A Capolib — Cooperativa Agro Rural de Boticas assinalou no passado sábado, dia 26 de Novembro, 70 anos de existência. E contou com a presença da ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, afirmando que “a vitalidade do cooperativismo é um pilar de progresso e desenvolvimento do território. Esta Cooperativa, localizada numa BioRegião, tem sido um catalisador para uma sociedade mais justa, assente nos valores da cidadania responsável, designadamente nas questões ambientais”.

A ministra salientou ainda a prioridade de “criar sinergias entre actividades económicas, prevenindo assim o despovoamento e aumentando atractividade, que promove coesão social, ambiental e territorial”, após proceder ao descerrar de uma placa comemorativa, juntamente com o presidente da Cooperativa, Albano Álvares, e do presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga.

Logo de seguida teve lugar, na ala lateral do Pavilhão Multiusos de Boticas, a cerimónia comemorativa do aniversário que contou também com a presença do presidente da Confagri — Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, Idalino Leão, e do antigo secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas.

O ponto alto do dia foi a apresentação do livro “70 Anos da Cooperativa Agro Rural de Boticas”, um “momento com grande simbolismo para a instituição e seus associados, uma vez que na obra é feita uma descrição da história da Capolib desde a sua criação até aos dias de hoje”, refere uma nota de imprensa da autarquia, destacando que a publicação teve “o importante contributo de Miguel Freitas”.

Para o responsável pela Capolib, Albano Álvares, “a comemoração de 70 anos de existência da Cooperativa de Boticas é um marco histórico para o concelho e para a região. Nem sempre teve um percurso fácil, mas, graças às resiliência, força de acreditar e trabalho daqueles que fizeram e continuam a fazer parte desta instituição, foi possível chegar até aqui sempre com espírito de mudança e adaptação”.

“Quero deixar um agradecimento especial à Câmara Municipal de Boticas pelo apoio e colaboração que tem dado à Capolib ao longo dos anos, por acreditar na nossa instituição e por nos ajudar a fazer mais e melhor em prol do nosso concelho”, finalizou Albano Álvares.

Por sua vez, Fernando Queiroga destacou “o orgulho enorme em poder participar nas comemorações dos 70 anos da Capolib, uma instituição que tem contribuído, de forma significativa, para o crescimento sustentável do sector agropecuário e, recentemente, também florestal da nossa terra”. “É, sem dúvida, uma entidade com grande relevância para os produtores e agricultores do concelho, assim como para o desenvolvimento da economia local e divulgação dos nossos produtos endógenos”.

Durante a cerimónia, a ministra da Agricultura enalteceu o percurso realizado pela Capolib, assim como as outras cooperativas agrícolas do País, referindo que “para que haja mais agricultura, uma agricultura mais sustentável e um desenvolvimento económico e social consentâneo neste território é fundamental reconhecer o trabalho que tem vindo a ser feito pela cooperativa de Boticas durante estes 70 anos”.

Fundada em 1952, a Capolib “tem vindo a desenvolver um trabalho notável junto dos produtores e agricultores locais, no que concerne ao apoio às produções, promoção e venda de produtos endógenos, em especial a Carne Barrosã DOP e o Mel de Barroso DOP, e melhoria de qualidade de vida dos seus associados, contribuindo, assim, para a divulgação do que de melhor há e se faz no concelho de Boticas e na região do Barroso, classificada como Património Agrícola Mundial, pela FAO”, realça a mesma nota.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Suínos – Informação Semanal – 23 a 29 Janeiro 2023

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Na semana em análise as cotações …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.