Ministra da Agricultura marca presença no Colóquio Nacional do Milho

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, estará presente na sessão de encerramento do 10.º Colóquio Nacional do Milho, que decorre a 19 de Fevereiro, no Convento São Francisco, em Coimbra.

Está confirmada a participação de 630 participantes num debate sobre o papel da agricultura nos grandes desafios da actualidade.

O programa do Colóquio é diversificado, abordando temas políticos, como a importância da agricultura no desenvolvimento e na coesão do território; as megatendências no sector agroalimentar: visão global e possível resposta política do ponto de vista da UE e o Roteiro para a Neutralidade Carbónica: condicionante ou oportunidade para a agricultura portuguesa? Na componente técnica será analisada a importância do solo na sustentabilidade da cultura do milho e o papel das Superfícies de Interesse Ecológico no controlo de pragas agrícolas.

Milho presente em mais de 67 mil explorações agrícolas

“A cultura do milho está presente em mais de 67 mil explorações agrícolas distribuídas por todo o território nacional, cria emprego e gera riqueza, contrariando a crescente desertificação que se vive no interior do nosso país. O Vale do Mondego, onde a produção de milho se tem mantido estável nos últimos anos, é um bom exemplo desta ligação umbilical que existe e tem de continuar a existir entre a agricultura e o território e por isso escolhemos Coimbra para a realização do Colóquio”, afirma Jorge Neves, presidente da Anpromis – Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo, acrescentando que “os produtores nacionais de milho estão entre os mais inovadores da Europa e saberão dar resposta aos desafios ambientais que trará a nova Política Agrícola Comum”.

A 10.ª edição do Colóquio Nacional do Milho conta com um número recorde de participantes, entre os quais cerca de 200 estudantes de 10 instituições de ensino superior e politécnico da área das Ciências Agrárias, o que denota o interesse dos futuros técnicos e empresários agrícolas numa fileira extremamente dinâmica como é a do milho.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.