Início / Agricultura / Ministra da agricultura: autarquias são essenciais na promoção da comercialização de proximidade de produtos agrícolas

Ministra da agricultura: autarquias são essenciais na promoção da comercialização de proximidade de produtos agrícolas

“As autarquias, com a ligação que têm aos produtores, são essenciais na promoção das cadeias curtas de distribuição e da comercialização de proximidade de produtos agrícolas. Áreas que temos procurado apoiar, designadamente através dos GAL [Grupos de Acção Local], com um conjunto de incentivos que vamos manter no PEPAC [Plano Estratégico da Política Agrícola Comum]”, considera a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes.

As declarações foram feitas ontem à noite nas Festas de Torres Vedras — que decorrem de 27 de Outubro e 12 de Novembro — onde a ministra participou na cerimónia de entrega dos Prémios dos Concursos “O Vinho Tinto e o Vinho Branco de Torres Vedras 2022” e “Pastel de Feijão de Torres Vedras 2022”.

“O vinho é um embaixador da nossa produção e da nossa cultura. E, apesar de enfrentar um contexto difícil, o sector continua a demonstrar uma resiliência exemplar, fruto também do reconhecimento além-fronteiras. Uma resiliência evidenciada nos números alcançados, que também se deve, sem dúvida, à vitalidade desta região e que, claro, queremos continuar a apoiar”, salientou ainda Maria do Céu Antunes.

Festas de Torres Vedras

As Festas de Torres Vedras prometem celebrar a vinha, o vinho e a tradição do concelho de Torres Vedras entre 27 de Outubro e 12 de Novembro.

Esta edição do certame, organizada pelo Município de Torres Vedras, dá a conhecer os principais produtos da região, 2em harmonia com a gastronomia local, assumindo um papel relevante na dinamização da economia local”, diz a autarquia.

Entre os destaques destas Festas de Torres Vedras encontra-se a 42.ª edição do Festival das Vindimas.

Em 2022, o evento regressa com uma nova designação (em vez de Festas da Cidade) e várias novidades, como a realização de dois grandes concertos, o regresso das tasquinhas e de iniciativas como o “São Martinho, Compras e Vinho”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Cooperativas do sector leiteiro consideram “inadmissível” redução do apoio ao investimento no PEPAC

Partilhar              A Fenalac – Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite alerta que a mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.