Início / Agricultura / Ministério da Agricultura: pastor que ficou sem 68 cabras mortas por relâmpago em Arcos de Valdevez vai ter apoio do IFAP

Ministério da Agricultura: pastor que ficou sem 68 cabras mortas por relâmpago em Arcos de Valdevez vai ter apoio do IFAP

Um relâmpago matou 68 cabras na freguesia de Gondoriz, em Arcos de Valdevez, na passada sexta-feira, 9 de Abril, quando os animais estavam a pastar na montanha. O Município já fez saber que vai apoiar financeiramente o pastor Dário Silva a repor o seu rebanho e apela à colaboração dos produtores de cabras de raça bravia. Também a Ordem dos Médicos Veterinários lançou uma recolha de donativos. E O Gabinete da Ministra Maria do Céu Antunes também garante que o pastor vai ter apoio do IFAP.

O Ministério da Agricultura informa que, depois de avaliados todos os instrumentos disponíveis, o acontecimento que ocorreu na passada sexta-feira, e que resultou na morte de 68 cabras de raça Bravia no concelho de Arcos de Valdevez, está a ser tratado pelo Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) no âmbito dos regimes de ajuda aos produtores agrícolas e pecuários, como um caso de “força maior”.

Explica o Gabinete da ministra que este regime determina que a redução do efectivo de caprinos do produtor em causa não resultará em qualquer tipo de penalização no pagamento das ajudas a que se candidatou, nomeadamente na atribuição do Prémio para ovinos e caprinos, no apoio à Manutenção de Raças Autóctones e no apoio à Manutenção da Actividade Agrícola em Zonas Desfavorecidas.

Os serviços regionais do Ministério da Agricultura, designadamente a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte e a Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária, “têm estado em contacto permanente com o produtor e com as autoridades locais, mostrando disponibilidade para prestar todo o apoio que se revele necessário”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

DRAP Algarve recebe Balanço da Campanha dos Citrinos em Outubro

Partilhar              A AlgarOrange — Associação de Operadores de Citrinos do Algarve e o COTHN-CC — Centro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.