Início / Agricultura / Ministério da Agricultura contrata empresa para acompanhar evolução dos preços ao consumidor

Ministério da Agricultura contrata empresa para acompanhar evolução dos preços ao consumidor

A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, em entrevista à TSF e ao Jornal de Notícias, anunciou que “através de um procedimento que está a ser concluído, um concurso internacional, pudemos contratar uma entidade que nos vai referenciar os preços ao consumidor dos últimos três anos e que vai actualizar a todo o tempo esses mesmos dados”, realçando que, actualmente, “na Agricultura, controlamos os preços de primeira venda através do Observatório de Preços e temos semanalmente a evolução”.

E adiantou a ministra que “assinaremos o contrato com a empresa na próxima semana e quase de imediato vamos ter acesso aos dados. Este mecanismo vai-nos dar alertas, alertas estes que nos vão dar a possibilidade de intervir com as ferramentas que estão à disposição”.

Na mesma entrevista, Maria do Céu Antunes frisou que “o selo do preço justo é também um instrumento de transparência. (…) é o que é feito em Espanha, não inventámos a roda. Com o sistema de acompanhamento de preços montado, permite atestar que não houve especulação, que não houve perda, que todos os elementos da cadeia receberam o preço justo pela remuneração do seu trabalho”.

E quando começamos a ver esse selo justo nas cadeias de supermercados? “Não me quero comprometer com datas. Neste momento o nosso objectivo é fazer o acompanhamento dos preços, é colocar este Observatório tal qual o desenhámos ao serviço dos portugueses e das portuguesas e de todos os elementos da cadeia. A PARCA [Plataforma de Acompanhamento das Relações na Cadeia Agroalimentar], do nosso ponto de vista, é a plataforma onde, sentando todos à mesma mesa, podemos garantir o nosso nível de auto-aprovisionamento, a nossa autonomia estratégica e trabalhar na definição dos melhores indicadores. Precisamos de ir mais longe, nomeadamente na organização da produção, para que os nossos agricultores, ganhando escala, tenham também uma melhor capacidade de negociar e sejam mais bem remunerados”, disse ainda a ministra da Agricultura e da Alimentação.

Pode ler e ouvir a entrevista conjunta da rádio TSF e do Jornal de Notícias aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Feira de Inovação Agrícola do Fundão já tem inscrições abertas para empresas e projectos do sector

Partilhar              A terceira edição da Feira de Inovação Agrícola do Fundão irá decorrer, entre os dias …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.