O Governo está a promover uma acção porta-a-porta nos concelhos afectados pelos incêndios, no âmbito das medidas de apoio às populações afectadas pelos incêndios de 15 de Outubro na zona Centro e Norte do País. Serão disponibilizados diversos serviços de apoio às populações de 18 concelhos (5 distritos), a partir de hoje 16 de Novembro.
A partir de hoje, e ao longo das próximas semanas, nove equipas constituídas por técnicos da e da DRAP Centro e Norte, dos serviços do IRN e Segurança Social, apoiados pela AMA, vão promover uma acção “porta-a-porta”, através de unidades móveis, disponibilizando aos habitantes dos diversos concelhos diversos serviços. Entre eles encontram-se a sinalização de situações com necessidades de acompanhamento social ou médico; informação sobre prestações sociais atribuídas pela Segurança Social; informação e emissão de certidões, requisição do documento de identificação ou 2ª via do certificado de matrícula no local; e informação de apoio a agricultores e reposição do potencial produtivo.
Por outro lado, será ainda disponibilizada informação sobre apoios disponíveis às empresas afectadas e apoios à empregabilidade; informação sobre a situação dos veículos ardidos; e informação sobre apoios sociais disponibilizados às populações afectadas pelos incêndios.
Acção é concertada com vários Ministérios
A acção é concertada pelos Ministérios da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, da Presidência do Conselho de Ministros e Modernização Administrativa, da Justiça e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em estreita articulação com os serviços das Direcções Regionais de Agricultura e Pescas do Centro e do Norte (DRAP), da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), do Instituto dos Registos e Notariado (IRN) e do Instituto da Segurança Social (ISS).
Para além das informações, as carrinhas disponibilizadas estarão informatizadas, permitindo a instrução inicial dos processos referentes aos diversos apoios. Para além dos serviços acima identificados, esta acção conta ainda com o apoio do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e da Fundação INATEL.
“Esta acção tem como objectivo a aproximação dos serviços públicos às populações dos concelhos afectados pelos incêndios, possibilitando o contacto com a população destes territórios. As equipas estarão devidamente identificadas e nenhum dos serviços prestados envolverá qualquer tipo de pagamento”, refere um comunicado do Ministério da Agricultura, liderado por Luís Capoulas Santos.
Concelhos percorridos pelas unidades móveis
Distrito Aveiro
– Arouca / Castelo de Paiva / Vale de Cambra
Distrito de Coimbra
– Arganil / Oliveira do Hospital / Pampilhosa da Serra / Penacova / Góis / Tábua
Distrito da Guarda
– Seia
Distrito de Leiria
– Marinha Grande
Distrito de Viseu
– Carregal do Sal / Nelas / Oliveira de Frades / Mortágua / Santa Comba Dão / Tondela / Vouzela
Agricultura e Mar Actual