Início / Inovação / Minho IN lança candidatura a fundos europeus

Minho IN lança candidatura a fundos europeus

Vinte e quatro Câmaras Municipais da região, representando três Comunidades Intermunicipais, juntas no consórcio “Minho IN”, lançaram esta quarta-feira uma candidatura aos fundos comunitários PROVERE. Aumentar investimento no território minhoto e apoiar a inovação são alguns dos objectivos.

O Paço dos Duques de Bragança recebeu a reunião de trabalho que apresentou as bases da candidatura da nova edição do consórcio “Minho IN”, no âmbito do programa de acção PROVERE, relata o Correio do Minho. Este consórcio tem como principal finalidade promover a inovação, o emprego e o investimento, através da captação de verbas comunitárias.

Nesta fase, o objetivo é reunir ideias para preparar candidaturas que reforcem a promoção e o desenvolvimento do espaço rural nos chamados “territórios de baixa densidade”, como referiu Francisco Calheiros, Coordenador Executivo do projeto.

Na reunião estiveram também presentes Domingos Bragança, Presidente do Município de Guimarães, António Ponte, Diretor Regional de Cultura do Norte.

No próximo dia 14 de janeiro, decorrerá uma sessão de esclarecimento nas regiões do Ave e do Cávado e no dia seguinte no Alto Minho. “Estamos a desenvolver ações relacionadas com o aumento de investimento no nosso território, aumentar a visibilidade do Minho, a nível nacional e internacional, dar mais espaço à inovação e conhecimento, gerando mais oportunidades de empreendedorismo e fixação de jovens”, disse José Maria Costa, Presidente da CIM do Alto Minho e da Câmara de Viana do Castelo.

O consórcio “Minho IN” reúne as Comunidades Intermunicipais (CIM) do Ave, Alto Minho e Cávado, associações de desenvolvimento destas três regiões, Universidade do Minho, Universidade Católica e Institutos Politécnicos. Potenciar o turismo, a paisagem, o património e a gastronomia são outros objectivos desta acção conjunta. No âmbito do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos do anterior quadro comunitário de apoio, o “Minho IN” conquistou 13 milhões de euros em projectos-âncora.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Magos IS apresenta DeepDrop. Dispositivo converte rega de superfície em rega enterrada

Partilhar              A Magos Irrigation Systems (Magos IS) anuncia que é a representante no mercado nacional do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.